SÃO LUÍS - O Natal também foi comemorado em grande estilo no Hospital São Domingos (HSD). Como parte do seu programa de humanização, o hospital promoveu, durante toda a semana de véspera do Natal, ações voltadas para colaboradores, pacientes e acompanhantes para levar a eles a mensagem de paz, amor, solidariedade, esperança e fé, que marcam esta data, quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Carlos Antônio, de 8 anos, foi ao hospital, na quarta-feira (21) com a mãe fazer uns exames e ao sair da área pediátrica deparou-se com o Papai Noel. Logo, logo abriu um largo sorriso para o bom velhinho, que o abraçou. Ele não perdeu a chance e pediu logo o presente que tanto quer: massas de biscuit para fazer esculturas, sua arte preferida. Autista, o garoto é um grande artista, mesmo ainda muito jovem. "Gostei demais de encontrar o Papai Noel. Tô muito feliz", disse ele. O momento foi carinhosamente registrado pela mãe, que também ficou encantada com a surpresa.
Realização
E o Papai Noel, ou melhor, Marcelo Camelo, também se sentiu realizado ao visitar os pacientes do hospital e levar a mensagem natalina. "Faço isso com muita satisfação. Me sinto realizado. Vê o sorriso no rosto das pessoas, mesmo as mais doentes, é um grande presente que recebo", disse.
Atividades
A presença do Papai Noel foi apenas uma das atividades da Semana Natalina do HSD realizadas em todos os setores de atendimento e postos de trabalho. Houve apresentação de corais, comunhão, culto ecumênico (com pastor e padre), ceia (levando-se em consideração a dieta de cada um), confraternização dos pacientes oncológicos e no domingo, Dia de Natal, foi servido um café da manhã comemorativo à data.
Magia Natalina
De acordo com a coordenadora de Humanização do HSD, Fernanda Moraes, a ação tem como objetivo promover o bem-estar psíquico e emocional dos pacientes. "Trazemos para dentro do hospital a magia do Natal para que todos, colaboradores, pacientes e acompanhantes, resgatem e vivam este momento tão importante, que é o Natal. Promovemos atividades todos os dias para levar a magia do Natal a todos. É muito importante para os pacientes, principalmente, pois recebem mensagens de esperança, de incentivo e carinho", afirma.
Recuperação
Fernanda Moraes explica que esse tipo de ação de humanização é extremamente importante para o tratamento e recuperação do paciente. "Com essas ações, resgatamos os momentos felizes de datas comemorativas como o Natal. Trazemos para dentro do hospital o momento vivido lá fora e mostramos aos pacientes que, mesmo internados, devem ter seus momentos de alegria, que ajudam muito em sua recuperação", completa.
Confira o álbum completo de fotos na nossa página no Facebook.