O cuidado ao paciente é um dos pilares do Hospital São Domingos e por causa das eficientes ações desenvolvidas com foco neste cuidado, o Hospital conquistou a certificação nível Diamante do Programa de Certificação em Prevenção de Lesões de Pele, iniciativa do Programa Soluções Integradas da 3M.
A premiação foi entregue no dia 16 de maio, em cerimônia realizada durante o 5º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele, realizado de 15 a 17 de maio, em Belo Horizonte. O prêmio já está na 11ª edição.
O objetivo da certificação é reconhecer hospitais que demonstram boas práticas no cuidado com o paciente, utilizando protocolos dedicados à prevenção. O Hospital São Domingos foi representado na cerimônia por Thays Haickel de Oliveira Gobel, enfermeira Estomaterapeuta coordenadora de Enfermagem do Serviço de Medicina Hiperbárica e do time de prevenção e tratamento de lesões de pele.
Segundo Thays Haickel, a certificação traz um reconhecimento nacional ao HSD. “Os hospitais certificados pelo programa fazem parte de um grupo seleto que é referência no Brasil em Prevenção de Lesões e Manutenção da Integridade da Pele”, afirmou. Além do HSD, estiveram presentes hospitais como Albert Einsten, Sírio Libanês, HCor e outros centros de referência em saúde do País.
A coordenadora explicou que o Protocolo de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele é institucional e tem como referência as últimas diretrizes nacionais e internacionais. Sua elaboração é de responsabilidade do Time de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele do Hospital São Domingos.
“Em novembro de 2017, esse documento foi revisado e após validação foram iniciados os treinamentos para capacitação da equipe assistencial, em parceria com todos os processos envolvidos. Portanto, o prêmio é reflexo das boas práticas da equipe assistencial de todos os setores, referenciadas no nosso protocolo”, enfatizou Thays Haickel.