SÃO LUÍS - Cerca de 200 pessoas participaram, no domingo (19), da II Corrida Novembro Azul, promovida pela Fundação Antônio Brunno, casa de apoio a pessoas que vêm do interior para fazer tratamento de câncer em São Luís. O evento esportivo contou com o apoio institucional do Hospital São Domingos, que levou também prestação de serviços com teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação nutricional oferecidos no Espaço Saúde, que foi bastante visitado por atletas e moradores do bairro que foram prestigiar a corrida.
O apelo social da corrida atraiu muitas pessoas. A largada ocorreu da sede da Fundação Antônio Brunno e teve um percurso de 6,3 km por ruas do Cohatrac. Antes da corrida houve um momento para aquecimento. Uma ambulância acompanhou o percurso. Todos os participantes receberam medalhas e os vencedores receberam prêmios em dinheiro nas categorias masculino, feminino e idoso. Os patrocinadores receberam placas de agradecimento.
Após o percurso, houve o desfile das pessoas assistidas pela instituição, hoje, e ainda distribuição de frutas e apresentação de zumba. Toda a renda arrecadada com as inscrições será utilizada nas obras de construção da nova sede da entidade já iniciadas no bairro Cohab.
De acordo com o coordenador da corrida, Thiago Coelho, além de arrecadar fundos para a obra da nova sede, o evento esportivo teve como objetivos incentivar a população a praticar esportes e a cuidar mais da saúde. Ele informou que atualmente, a Fundação atende 100 pessoas, entre adultos e crianças, e a meta é ampliar o número de assistência, por isso a construção da nova sede.
Para o diretor da Fundação Antônio Brunno, Antônio Lima Sousa, a participação das pessoas na corrida, foi, acima de tudo, um ato solidário. “Correr faz bem à saúde e neste caso, dessa corrida, trará grandes benefícios às pessoas carentes com câncer que vêm do interior do estado para se tratar aqui em São Luís. Agradeço a todos que participam e saibam que estão fazendo um grande por se engajarem nessa causa”, afirmou.
Espaço Saúde
Antes e depois da corrida, os atletas e pessoas da comunidade passaram no Espaço Saúde montado no local pelo Hospital São Domingos. Os serviços oferecidos atraíram muitas pessoas, pois era um momento para verificar como estava a pressão arterial e a glicemia. E como se tratava de atletas, a avaliação nutricional era fundamental e muitos aproveitaram a oportunidade de receber orientações de como se alimentar corretamente para manter o peso e a saúde em dia.