Saúde

2 minutos de leitura

Hemomar homenageia campanha de sangue do Hospital São Domingos

Com 305 adesões dos colaboradores do HSD, durante os dois dias de coleta foram arrecadadas 226 bolsas de sangue.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 29/11/2016

SÃO LUÍS - Encerrando as atividades da Semana Nacional do Doador Voluntário, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizou na manhã desta sexta-feira (25) a cerimônia de homenagem aos doadores de sangue e as instituições parceiras da campanha. O Hospital São Domingos foi um dos premiados no evento, após realizar a 4ª Campanha Interna de Doação de Sangue nos dias 17 e 18 de novembro. 

Com 305 adesões dos colaboradores do HSD, durante os dois dias de coleta foram arrecadadas 226 bolsas de sangue. Com o tema "Feliz em doar sangue", o objetivo da campanha do Hospital São Domingos é ajudar o Centro de Hematologia a abastecer o banco de sangue, que é utilizado por toda a população. 

A campanha, iniciada em 2015, realiza duas edições por ano - em junho e novembro. A cada ação, aumenta o número de adesões de doadores voluntários. Todos que doam recebem uma camisa para externar seu grande ato em prol da sociedade.

"Doar é um ato de amor, é dar sopro a uma vida, e em se tratando de vida, é gratificante saber que através de uma bolsa de sangue se consegue salvar muitas vidas. Desta forma, visando criar uma cultura interna sobre a doação voluntária, o Hospital São Domingos iniciou a campanha interna de doação de sangue. Hoje estamos na 4ª campanha, e podemos dizer que o desenvolvimento desse evento é importante para estimular e conscientizar as pessoas da necessidade da doação.  Claro que isso tudo não seria possível sem a parceria do Hemomar conosco, fator primordial para o acontecimento dessa ação", destaca Mércia Cabral, coordenadora do serviço social do HSD. 

Saiba mais

Realizada anualmente em todo o país, a Semana Nacional do Doador Voluntário tem como objetivo aumentar o estoque de sangue adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais no período de final de ano. 

Para ser um doador basta estar bem de saúde, ter peso acima de 50 quilos, idade de 18 a 67 anos e apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos devem ser acompanhados do responsável legal para autorização formal. Também é preciso estar alimentado, dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos