A programação de 2020 do Grupo de Apoio Mulheres de Peito do Hospital São Domingos foi iniciada na segunda-feira,10, com mais um encontro. O Grupo, cujas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Humanização, em parceria com outros núcleos e departamentos, é formado por mulheres que receberam diagnóstico, fazem tratamento ou já foram curadas do câncer de mama.
Além de relato de experiências e bate-papo, as reuniões contam com a participação de profissionais de diversas áreas, que falam sobre temas relacionados ao câncer e tiram dúvidas das participantes. Neste encontro, foi realizado também um bailinho de carnaval.
Acolhimento
As atividades foram iniciadas com o acolhimento de novas integrantes do Grupo, que se apresentaram e falaram como receberam o diagnóstico, seus sentimentos e o início do tratamento.
Em seguida, foi realizada uma roda de conversa na qual cada mulher relatou suas experiências de tratamento e cura do câncer, compartilharam também informações sobre suas rotinas terapêuticas e como encaram a doença, dando força umas às outras, sempre com mensagens de otimismo e apoio mútuo.
A reunião foi liderada pela supervisora da Humanização, Fernanda Moraes, que deu as boas-vindas às mulheres recém-chegadas e às já integrantes, explicou o objetivo do Grupo, falou sobre a programação e pediu que cada integrante se apresentasse às novas parceiras do Grupo de Apoio e contassem suas experiências.
Depois foi servido um lanche, que contribuiu ainda mais para a maior interação entre as mulheres. O evento também contou com uma sessão de maquiagem, em parceria com a Marykay, para elevação da autoestima das mulheres e as deixou no clima do bailinho carnavalesco, que encerrou o encontro, marcado por alegria, companheirismo, positivismo, força e fé.
As reuniões do Grupo de Apoio Mulheres de Peito acontecem uma vez por mês. Podem participar todas as pacientes que fazem tratamento de câncer de mama no Hospital São Domingos.