Cuidar de um paciente grave é também cuidar da família. Os medos e incertezas tomam conta dos familiares que estão acompanhando o ente querido em um leito de UTI e o profissional da saúde que está alí na linha de frente, o técnico de enfermagem, é um consolo e amparo nesse momento tão difícil.
E reconhecer o papel deles, mesmo quando o desfecho não é o almejado por todos, é uma atitude que dá força para esses profissionais continuarem seu trabalho todos os dias. Foi o que a família do paciente José da Silva Rocha Júnior, 40 anos, fez no dia 25 de agosto, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Domingos (HSD): uma linda e emocionante homenagem a todos os técnicos de enfermegem da Unidade de Terapia Intensiva do HSD que cuidaram do seu familiar.
Gentileza
Infelizmente, Junior, como é carinhosamente chamado por todos, foi vencido pela doença, um tumor cerebral. Contudo, em meio à tristeza e saudade, a família veio ao hospital e agredeceu aos técnicos, nominalmente, relembrando uma caractéristica, um momento, uma gentileza que tornaram cada técnico de enfermagem inesquecível.
O maravilhoso momento foi organizado pelo Núcleo de Humanizaçao do Hospital São Domingos, que retoma suas atividades com todas as medidas de segurança necessárias, e contou com a presença da Diretora do Centro de Diagnóstico e Ambulotarial, Dra. Juliana Klohn; da Médica Intensivista Dra. Isabela Ferraz; da Gerente de Enfermagem, Rosilda Mendes; da Coordenadora de Enfermagem da UTI, Cristiane Pires; e das supervisoras assistenciais da UTI, enfermeiras Isnara Miranda e Joseane Menezes.