Saúde

4 minutos de leitura

Eternamente jovem

Aspecto jovem, com pele lisa, livre de rugas aparentando que o t...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 25/07/2013

Aspecto jovem, com pele lisa, livre de rugas aparentando que o tempo tem muito pouco efeito sobre a aparência. Esse é o sonho da maioria das pessoas, sejam homens ou mulheres, sobretudo atualmente, quando a juventude é exaltada e a tecnologia dá subsídios à criação de métodos e produtos com promessas de milagres quando o assunto é deter os sinais da idade. Mas, o que realmente ajuda no processo de cuidados com a pele? A resposta inicial para essa questão está na adoção de uma rotina de cuidados alimentares e estéticos que pode parecer rígida para alguns, mas que vale à pena, visto que os resultados não se limitam aos aspectos externos e afetam positivamente a saúde do indivíduo. 

É impossível parar o relógio e barrar os efeitos do tempo sobre nosso corpo! Entretanto, para muita gente os anos parecem passar mais lentamente e ficamos sem entender como essa pessoa consegue manter uma aparência tão jovem. Num primeiro momento tendemos a pensar que o indivíduo tenha recorrido à cirurgia plástica. É fato que esses recursos são capazes de dar um upgrade no visual, mas não detém a exclusividade quando o assunto é manter uma pele lisa e jovem. Alimentação rigorosamente equilibrada e cuidados estéticos simples, como uso do protetor solar, são capazes de fazer milagres pela aparência e ainda contribuir para uma vida mais saudável e livre de problemas como câncer de pele.

Para começar, é importante destacar que existem dois tipos de envelhecimento: o extrínseco e o intrínseco. Este último é decorrente do desgaste natural do organismo e afeta todos os órgãos, inclusive a pele, que tende a ficar mais fina, menos elástica, mas sem alterações em sua estrutura e sem manchas, desde que não haja exposição ao sol. 

Já o envelhecimento extrínseco é causado, dentre outros fatores, por estresse, cigarro, sedentarismo e exposição exagerada ao sol, sem proteção. E quando o assunto é exposição solar, uma questão sempre surge e causa diversos tipos de discussão: os fatores proteção acima de 30 são meros artigos de marketing? Segundo o dermatologista Eduardo Lago não. Ele diz que quanto maior for o FPS, mais protegida estará a pele. “O protetor solar é um dos principais recursos para prevenir o fotoenvelhecimento e o câncer de pele”, diz o médico, que ressalta a importância de se usar o produto de duas em duas horas. 

Eduardo Lago explica que, além de evitar o envelhecimento cutâneo, o FPS acima de 60 contribue para evitar doenças como câncer de pele, lúpus eritematoso e melasma, sobretudo quando há histórico dessas enfermidades na família. “Nestes casos, amplia-se a importância de se evitar a exposição ao sol”, alerta. 

Tratamentos – Para quem quer reverter alguns sinais do tempo existem diversos tipos de tratamento, não agressivos, que vem sendo utilizados com sucesso na indústria da beleza. O destaque das clínicas é o botox, que paralisa o músculo com a finalidade de evitar o aparecimento de rugas. Tem efeito temporário e deve ser reaplicado com uma periodicidade que varia de três a seis meses. “Há, também, os lasers modernos e os preenchimentos cutâneos. Bons cosméticos tem sido criados, com tecnologia que traz resultados cada vez mais efetivos. Outra novidade são os nutricosméticos, mas estes produtos ainda precisam de mais estudos para analisar os benefícios a longo prazo”, diz Eduardo Lago.  

De dentro pra fora – Embora proteger a pele contra as agressões externas seja imprescindível para quem quer se manter jovem por mais tempo (ou para quem deseja, apenas, a saúde cutânea), existem outros cuidados tão importantes quanto evitar o sol excessivo e o cigarro. Estes se referem ao que colocamos no prato, ou seja, a rotina de alimentação que costumamos seguir. 

Isso porque, segundo a nutricionista Rosione Sobrinho, do Hospital São Domingos, a falta de nutrientes no organismo causa envelhecimento da pele, bem como o excesso de toxinas que vem embutidas nos produtos industrializados. “Costumamos ingerir muitos xenobióticos quando tomamos refrigerante e adotamos a rotina de consumir pratos prontos, como os vendidos em supermercados, que se mostram tão cômodos para pessoas ocupadas”, diz. 

A nutricionista fala que o organismo tem necessidades específicas de alimentos, por isso é tão importante ter uma alimentação saudável diariamente, com quantidades adequadas de todos os nutrientes, com ênfase para frutas, legumes e verduras, que devem estar presentes em todas as refeições. “Mesmo que você ingira muita salada de legumes e verduras no almoço, é imprescindível que isso se repita no jantar, pois o corpo já consumiu os nutrientes e precisa de reposição. Devemos distribuir frutas, legumes e verduras em cinco porções, diariamente”, ressalta.

Rosione Sobrinho destaca alguns alimentos quando o assunto é evitar o envelhecimento excessivo da pele. “O equilíbrio é fundamental para todas as pessoas. Para as que querem uma aparência sempre jovem investir em alimentos ricos em antioxidantes e betacaroteno é uma boa opção. Destacamos os vegetais de cor laranja, como a cenoura, e todas as folhas de cor verde. O ideal é fazer uma salada composta por vários desses alimentos, para ingerir diversos tipos de nutrientes”, revela.

E para os que começaram a se preocupar com o assunto agora e querem, digamos, reverter alguns sinais de desgaste da pele? Mais uma vez, o betacaroteno e os antioxidantes ganham destaque, mas, dessa vez, entra em cena outra substância, o resveratrol, que pode ser encontrado, principalmente, nas uvas. Daí muitos especialistas recomendarem o consumo de um cálice de vinho tinto todos os dias. “Pra quem não gosta de álcool, o suco de uva integral funciona muito bem”, garante Rosione Sobrinho. “As dietas devem contemplar todas as vitaminas, proteínas e oligoelementos que necessitamos. Quem não consegue, por um ou outro motivo, ter uma alimentação balanceada pode fazer uso da suplementação”, afirma Eduardo Lago. “Eu destaco, em casos de suplementação, o zinco, o selênio e o ômega 3”, acrescenta Rosione Sobrinho.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos