Saúde

3 minutos de leitura

Estudantes da UFMA conhecem avanços da Hotelaria do Hospital São Domingos

O grupo, formado por estudantes do 6º, 7º e 8º períodos, foi recebido pelo coordenador da Hotelaria, enfermeiro Luís Fernando da Cunha.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 07/12/2017

SÃO LUÍS - As inovações e processos implantados no setor de Hotelaria Hospitalar do São Domingos (HSD) atraíram a atenção do meio acadêmico.  Estudantes do curso de Hotelaria da instituição federal fizeram, nesta quarta-feira,6, uma visita técnica ao HSD para conhecer de perto o funcionamento deste setor. Eles receberam também informações sobre o funcionamento da recepção e do estacionamento.

O grupo, formado por estudantes do 6º, 7º e 8º períodos, estava acompanhado do professor do Departamento de Turismo e Hotelaria, Ruan Tavares, e foi recebido pelo coordenador da Hotelaria, enfermeiro Luís Fernando da Cunha Lima. Após receberem informações em  um dos auditórios do Centro de Estudos do HSD, os alunos fizeram um tour pelo hospital para verem in loco o funcionamento do setor.

O coordenador Luís Fernando detalhou ao grupo todo o serviço executado pela Hotelaria, que vai da administração dos serviços de rouparia,  lavanderia, mobiliário, limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares, dedetização, resíduos sólidos e outros. "Inovamos muito em nossos processos e obtivemos excelentes resultados. Nosso objetivo maior é a atenção e a segurança do paciente", afirmou aos estudantes durante a explanação.

Ele explicou que o trabalho de limpeza e desinfeção dos ambientes de internação, por exemplo, seguem todo um protocolo e é acompanhado por profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Os cuidados com a rouparia, cujas peças são do próprio hospital, consistem no controle e dispensação até a lavagem, feita exclusivamente por uma lavanderia terceirizada. 

"Para garantir maior rapidez da chegada das roupas ao paciente, em caso de intercorrências como vômitos e outros, instalamos rouparias satélites em andares do hospital e toda a roupa da cama é trocada pela equipe de Enfermagem, por serem os profissionais que detêm o conhecimento das técnicas adequadas para a movimentação do paciente ao leito, evitando complicações, e evitar dobras que possam provocar lesões de pele no paciente", relatou Luís Fernando Cunha.

O coordenador também explicou como o HSD administra o mobiliário e mostrou medidas adotadas para a implantação do projeto de reciclagem, que visa a finalização correta dos resíduos produzidos no hospital e a reciclagem, que inclusive beneficiará a Escola de Cegos com a doação de bônus na conta de energia da entidade, fruto de parceria com o projeto Ecocemar, da Cemar.

O professor Ruan Tavares disse que a visita técnica foi uma forma de mostrar aos estudantes o funcionamento da Hotelaria de um grande hospital, possibilitando que eles vissem na prática, parte da teoria obtida em sala de aula. "O Hospital São Domingos para nós, é uma referência entre os hospitais particulares do Maranhão nessa área da Hotelaria.  Percebemos aqui boa práticas adotadas que reforçam o que vemos durante as aulas para que os estudantes verifiquem in loco como é o funcionamento da hotelaria hospitalar no dia a dia, passando pelos setores de governança, manutenção, higienização e outros", justificou.           

Ele disse que gostou bastante do que viu no HSD. "Fiquei surpreso com os procedimentos adotados aqui no São Domingos na área de Hotelaria. São avanços significativos que mostram o quanto o São Domingos se preocupa e investe nessa importante área de um hospital", frisou.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos