O gerenciamento de leitos é uma medida que busca a utilização sustentável dos mesmos dentro da instituição de saúde, de forma a diminuir o tempo de espera para internação do paciente ou até sua ociosidade. Esse medida está sendo cada vez mais aperfeiçoada no Hospital São Domingos (HSD) com o trabalho desenvolvido pelo Time de Gestão do Acesso.
Os processos que interagem na ocupação dos leitos foram discutidos na palestra proferida pelo coordenador do Serviço de Gerenciamento de Leitos do Hospital São Domingos, enfermeiro Manassés Sá, na última terça-feira (30), no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Domingos.
“A organização hospitalar é muito complexa, devido aos inúmeros processos assistenciais e administrativos trabalhando de forma simultânea. Por isso, é essencial identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, definir metas para acompanhar os resultados alcançados, mensurá-los, checá-los, agir sobre os resultados e propor melhorias”, pontuou o Enf. Manassés Sá.
O time é composto por profissionais que participam de todo o processo do paciente no ambiente hospitalar. Recepção Eletiva, Gerência de Enfermgem, Centro Cirúrgico, Núcleo de Segurança do Paciente, Central de Atendimento ao Clinte (CAC), entre outros que têm trabalhado em uma gestão para planejar e acompanhar os processos relacionados à liberação dos leitos.
“A implantação do time de Gestão do acesso traz diversos benefícios para a instituição de saúde, tais como: aumento da taxa de ocupação, melhor utilização da capacidade instalada, contribui para a satisfação do cliente médico e cliente paciente”, finalizou.