Cuidados paliativos não é sobre a morte, mas sim sobre a vida. Entender sua origem e seu papel podem ajudar a amenizar o sofrimento do paciente e da sua família.
"O cuidado paliativo é uma abordagem realizada por uma equipe multiprofissional, cujo objetivo é atender e cuidar de pacientes e familiares que vivenciam um quadro de doença ameaçadora à vida, aliviando e prevenindo a dor e outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais", esclarece o médico paliativista e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital São Domingos, Dr. Ricardo Medeiros.
Os cuidados paliativos são um conjunto de tratamentos, não apenas farmacológicos, que visam a melhorar ao máximo a qualidade de vida tanto do paciente entendendo a morte como um processo natural. Oferecem assistência humana e compassiva para os pacientes em todas as fases de uma doença ameaçadora à vida.“Quando falamos em ‘doença ameaçadora à vida’ estamos nos referindo a diversas patologias, não apenas oncológicas. Podem ser doenças degenerativas neurológicas, como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, cardiopatias, problemas pulmonares crônicos, AIDS avançada, traumatismo craniano grave ou AVC, doenças genéticas ou congênitas incuráveis; patologias que comprometem a qualidade de vida e bem-estar do paciente”, explica o médico paliativista.
O cuidado paliativo entende que a pessoa deve ser cuidada em todas as suas dimensões. Por isso, a equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas que atuam de forma global, lidando com os sintomas nas esferas bio, psico, social e espiritual do paciente e da família.
"O cuidado paliativo está bem longe de ser encarado como desistência ou que não há mais nada a fazer pelo paciente. Dentro desse tratamento, o paciente recebe uma abordagem eminentemente ativa de uma equipe que não olha apenas a doença, mas o paciente na totalidade", complementa o médico.
Quando se inicia o cuidado paliativo
Os cuidados paliativos atuam de forma conjunta com a conduta clínica já prescrita para o paciente. “O paciente segue com seu tratamento indicado por sua equipe médica titular e os cuidados paliativos atuam em conjunto, minimizando efeitos colaterais, aliviando as dores do paciente e prestando assistindo à família. Quando não é mais possível a realização de tratamento modificador de doença, a equipe de Cuidados Paliativos assume o protagonismo do cuidado”.
Cuidados Paliativos no Hospital São Domingos
O Hospital São Domingos tem um serviço de Cuidados Paliativos completo, formada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, assistentes sociais entre outros profissionais da área da saúde. Com mais de 10 anos, o Serviço atua concomitante com diversas especialidades, prestando assistência aos pacientes e aos seus familiares. Para conhecer mais sobre o serviço, agende uma consulta com o médico paliativista pela nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.