SÃO LUÍS - Em clima de alegria e muita animação, a primeira turma do novo modelo do Programa Trainee de Enfermagem do Hospital São Domingos participou do encerramento da primeira fase das atividades da Educação Continuada. Realizado na tarde dessa quarta-feira (30) no Centro de Estudos, o momento contou com apresentações de paródias dos enfermeiros, mensagem de agradecimento dos trainees e boas vindas dos colaboradores do HSD.
Durante 15 dias, a Educação Continuada informou os trainees sobre as rotinas, práticas segura e protocolos da instituição, além de criar situações de desenvolvimento com mecanismos que facilitaram o aprendizado. A partir de agora, eles passarão pelas áreas assistenciais do HSD, onde serão acompanhados por preceptores e terão uma coordenação, para melhor acompanhamento ao longo de 1 ano, que é o prazo para finalização total do programa. Durante 12 meses, os trainees aprenderão a missão, visão e valor da empresa, com foco na segurança do paciente e qualidade. Serão trabalhados, também, para terem uma liderança de sucesso, com foco nas competências técnicas e comportamentais.
Segundo a supervisora do programa de Educação Continuada do São Domingos, Enf.ª Célia Pontes, a Educação Continuada buscou trabalhar o lúdico com os 38 trainees. "Nós já trabalhávamos com a andragogia [ensino para adultos], mas agora a gente esteve trabalhando mais forte ainda. Hoje é o encerramento, onde eles vão estar apresentando três temas muito importantes, que é a higienização das mãos, prevenção de queda e a identificação segura do pacientes, mas em forma de teatro de paródia", explicou.
Ela, também, destacou a metodologia utilizada nos 15 dias de programa. "A gente quis que a informação chegasse de forma diferente. E quem contribuiu muito com esse trabalho foi a Luciane Torrano, nossa gerente assistencial, por ter experiência em educação continuada. Então, ela só agregou mais, porque a gente acabou fazendo um formato mais eficaz, com um aprendizado além do que a gente esperava. Hoje está sendo realmente um dia maravilhoso para a gente, pois nós pudemos trabalhar eles dentro de 15 dias, desenvolver eles de forma diferente, um aprendizado com prazer", declarou.
A enfermeira Luciane Matos Torrano, gerente executiva assistencial do HSD, ressalta que foram utilizadas metodologias diferentes, pois a turma era grande. "Eles passaram pelo momento de acolhimento da Educação Continuada. A integração que seria para qualquer enfermeiro, eles passaram por esse momento. A partir de amanhã eles estarão nas áreas e aí cada área tem um preceptor e um tutor. Preceptor é quem vai ficar com eles no dia a dia e o tutor em geral são as coordenações".
Com um ano de duração, o Programa Trainee de Enfermagem recebeu 510 inscrições. Após o processo seletivo, foram aprovados 38 enfermeiros recém-formados.
"A ideia é pegar as pérolas das faculdades, alunos que se empenharam e que tinha algum vínculo com pesquisa para a gente desenvolver do jeito do São Domingos. Enquanto enfermeiros eles não sabem nada, então a ideia é que a gente forme eles agora na prática. A formação técnica/teórica foi na faculdade e nós vamos formar eles do jeito que o São Domingos deseja", enfatizou.
Keila Regina, enfermeira trainee, afirma que está ansiosa para vivenciar tudo o que o programa tem a oferecer.
"A minha expectativa em relação a tudo, até da nossa equipe de trainee, é exatamente como a gente vai saber lidar como todo o protocolo institucional, o que a gente tem de conhecimento a respeito e se a gente vai conseguir. Existe essa ansiedade. Mas acima de tudo é desenvolver o quanto antes a nossa capacidade, a nossa habilidade de trabalhar dentro do São Domingos e satisfazer esse programa, além de incentivar mais pessoas a desenvolver um bom trabalho com a saúde. Mais que qualquer salário, mais que qualquer cargo, é o conhecimento a ser desenvolvido dentro do São Domingos, essa é nossa maior expectativa".