Hematologista do HSD fala sobre os sintomas que surgem quando a produção dos componentes sanguíneos está comprometida e os possíveis tratamentos para as doenças do sangue.
As doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas, geradas na medula óssea. Essas complicações variam entre anemias, linfomas, leucemias e mielomas. Entre os sintomas mais comuns, estão o cansaço e a palidez, com aparecimento de manchas roxas pelo corpo, devido à queda da contagem de plaquetas.
“Os sintomas podem variar, conforme o comprometimento dos componentes do sangue. A redução de plaquetas provoca a redução dos fatores de coagulação, que podem acarretar manchas roxas pelo corpo, sangramentos espontâneos pelo nariz, gengiva, aparelho digestivo e urinário. Como também, a situação oposta pode ocasionar trombose e embolia, pelo entupimento dos vasos sanguíneos”, explica a médica hematologista do Hospital São Domingos, Dra. Gilnara Fontenelle.
Quando o problema compromete os glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio para o corpo, a falta deles pode causar cansaço, fadiga, fraqueza e palidez cutânea. Ao atingir os glóbulos brancos, responsáveis por nossa defesa, pode acarretar infecções, febres e ínguas. Saiba mais no vídeo: bit.ly/41tBb3w
Diagnóstico
As doenças hematológicas não têm uma forma de prevenção, no entanto, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Com a realização de um hemograma completo, por exemplo, é possível mapear os componentes do sangue e definir a melhor conduta clínica para cada paciente.
“A prevenção pode ser adotada na observância de surgimento de sintomas. Já em casos hereditários, como a anemia falciforme, as talassemias ou as hemofilias podem ser orientadas e acompanhadas pelo hematologista”, destaca a médica.
Tratamento
Cada doença hematológica exige seu tratamento específico. A anemia, por exemplo, causada pela falta de algum nutriente, pode ser tratada com a reposição nutricional orientados pelo ajuste na alimentação. Quando for causo de coagulação, o tratamento medicamentoso irá aumentar ou diminuir a capacidade de coagulação do sangue.
“Já quando o problema é relacionado à produção alterada de glóbulos brancos causando um tipo de câncer, isto é, leucemias crônicas ou agudas, linfomas e mieloma, o hematologista vai classificar o tipo de alteração e avaliar sua extensão para definir o tratamento mais específico possível. Este tratamento deverá sempre considerar os riscos e efeitos colaterais diante das condições de saúde do paciente”, enfatiza a hematologista.
Consultas de rotina
Estar em dias com os exames é essencial para identificar qualquer alteração no sangue. O mesmo cuidado deve ser redobrado quando paciente apresentar histórico familiar de doenças hematológicas. O Serviço de Hematologia do Hospital São Domingos possui protocolos consolidados para diagnóstico e tratamento dessas doenças, com equipe capacitada e recursos técnicos modernos à sua disposição. Agende sua consulta no Centro de Medicina Especializada através da nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.