Radiologia

1 minuto de leitura

Disfunção erétil: HSD oferece a tecnologia Doppler que auxilia no diagnóstico da doença

O Doppler Peniano, ou Ultrassonografia Peniana com Doppler, é um dos mais importantes exames ...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 10/06/2021

O Doppler Peniano, ou Ultrassonografia Peniana com Doppler, é um dos mais importantes exames para investigação das causas da disfunção erétil, sendo o principal exame de imagem para o diagnóstico da impotência de origem vascular. No Hospital São Domingos, o procedimento faz parte dos serviços oferecidos pelo Centro de Diagnóstico por Imagem e Ambulatorial voltados para a saúde do homem. O exame traz elementos adicionais ao diagnóstico e informa a velocidade dos fluxos sanguíneos nos vasos, arteriais e venosos, com registro em cores ou em gráficos. A tecnologia Doppler já está disponível no Hospital São Domingos.  

“O doppler peniano traz muitos benefícios para o paciente. É um exame minimamente invasivo, com duração de 30 a 40 minutos; não tem radiação; permite estudar o órgão sexual e investigar possíveis patologias. O procedimento é feito com fármaco ereção que, dentre outras finalidades, ajuda na observação de vascularização peniana, permitindo um diagnóstico mais preciso”, explica o médico radiologista do Hospital São Domingos, Dr. Francisco Santos.  

A disfunção erétil é uma doença caracterizada pela incapacidade de o homem conseguir iniciar e/ou manter uma ereção do pênis adequada para a atividade sexual, que afeta consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. A patologia pode ter origem em fatores psicológicos ou orgânicos, podendo ser de natureza neurológica e vascular, por exemplo. “O Doppler Peniano pode ajudar no diagnóstico no caso de aterosclerose em pacientes de vida sexual ativa e verificar se há algum problema nos vasos penianos”, completa Dr. Francisco Santos.  

O procedimento 

A ecografia doppler peniana com fármaco ereção é a melhor indicação para investigação dos distúrbios arteriais ou escape venoso. Durante o exame, as artérias cavernosas e dorsais do órgão são avaliadas, assim como as fibroses de corpos cavernosos.

“A aplicação da substância é realizada com uma agulha menor do que a utilizada na aplicação de insulina. O procedimento permite observar se há obstruções nas artérias que levam sangue ao pênis, seu fluxo e outras alterações. Após o exame, o fármaco é expelido pela urina normalmente”, pontua o médico radiologista.  

Indicação 

O doppler peniano possibilita identificar as diferentes causas de disfunção e auxilia o médico urologista na indicação do tratamento individualizado para cada paciente.

O exame é indicado na investigação das causas de disfunção erétil, principalmente naqueles pacientes que já estão fazendo tratamento com medicamentos, mas que ainda assim não obtiveram bons resultados. Além da disfunção erétil, o doppler da artéria peniana permite investigar outras enfermidades do órgão sexual masculino, como a doença de Peyronie, traumas penianos ou fraturas no local.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos