O oncologista pediátrico é o responsável pelo diagnóstico e tratamento do paciente. No Hospital São Domingos, a Oncologia Pediátrica tem avançado nos cuidados com as crianças e adolescentes para oferecer o melhor em tratamento de combate ao câncer. Entre esses avanços estão as Reuniões Clínicas da Oncopediatria.
As reuniões científicas no Hospital São Domingos são encontros para a atualização da equipe multiprofissional, por meio de discussões científicas que aprimoram os conhecimentos de diversos profissionais, com palestras, estudos de casa clínicos e compartilhamentos de experiências em âmbito nacional e internacional.
A Reunião Clínica da Oncopediatria conta com a participação de diversos profissionais que lidam diretamente com a assistência: oncopeditras, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros. O encontro desta semana teve como tema o "Diagnóstico Precoce de Câncer Infantil", que foi abordado pela oncopediatra do HSD, Aline Soares.
“Existe uma resistência da família em aceitar a possibilidade da doença. É um choque um câncer em uma criança. A negação é a primera reação dos pais, mas o oncopediatra precisa criar uma ligação de confiança para reduzir o tempo de tratamento e ampliar as chances de recuperação do paciente”, argumenta a médica.
Ainda de acordo com a oncopediatra, a doença oncológica na criança e no adolescente é multifatorial. “Os fatores que levam ao câncer são diversos, o que dificulta mais ainda a prevenção e o combate, então, já que a gente não tem como combater o fator em si, o que nos resta fazer é a descoberta precoce para melhorar o quadro dessas crianças e aumentar as chances de sucesso do tratamento” finaliza.