Saúde

2 minutos de leitura

Desafios da Enfermagem são discutidos em Simpósio

Formação profissional, aplicação de recursos, segurança do pacien...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 08/05/2015

Formação profissional, aplicação de recursos, segurança do paciente e atendimento terapêutico integrado foram alguns dos temas abordados na abertura do I Simpósio de Enfermagem do Hospital São Domingos, realizada na noite dessa quinta-feira, 7 de maio. Além da Dra. Mara Machado, diretora executiva IQG que ministrou a principal palestra da noite, o evento contou com a presença do presidente do HSD, Dr. Hélio Mendes, do diretor médico, Dr. Cláudio Carneiro, da coordenadora de Enfermagem da UTI e coordenadora do evento, a enfermeira Widlane Montenegro e a gerente de enfermagem e presidente do evento, Rosilda Mendes.

“O Hospital São Domingos não é apenas curativo ou preventivo é também um hospital educador e a realização de um evento científico para comemorar esse trabalho que é desenvolvido por vocês é algo que nos enche de orgulho. Parabéns!”, declarou o presidente Hélio Mendes em seu discurso de abertura. Palavras que foram complementadas pela gerente de Enfermagem e coordenadora do Simpósio, Rosilda Mendes.

“Estamos comemorando o Dia da Enfermagem (12 de maio) de uma forma diferente, que vem acrescentar e colaborar com a nossa formação e trabalho”, afirmou a enfermeira. Qualificação continuada que também foi abordada pela Dra. Mara Machado. A doutora iniciou a palestra propondo uma discussão efetiva sobre segurança, cuidado centrado no paciente e a passagem de uma formação biológica para a de atendimento social da Enfermagem, que considera a qualidade do atendimento. Ao longo do discurso, ela apontou melhorias exigidas dos profissionais, entre elas o atendimento integrado.

“O trabalho em equipe não é nada novo, mas viemos deixando isso de lado por várias questões e hoje não é mais possível imaginar que os resultados do cuidado são apenas de um enfermeiro. Precisamos reconhecer que nosso atendimento tem um limite, que eu preciso do outro e isso é a clínica interdisciplinar, o que acredito que seja o nosso maior paradigma a ser quebrado neste século”, enfatizou. Após a palestra, uma sessão de homenagens reconheceu os serviços e a colaboração de profissionais para a construção e solidificação da equipe de profissionais de Enfermagem do Hospital São Domingos.

Foram homenageados o Dr. José Raimundo Azevedo, a Dra. Maria Antonia Andrade e Silva e as enfermeiras Rosilda Mendes da Silva, Lucia Maria Coelho Araujo, Maria Madalena Macedo Pires e o Sr. José Maria Lisboa. No segundo dia, os participantes assistiram à palestra “O que os CEOs dos hospitais esperam da Enfermagem?” com o diretor financeiro do HSD, Dr. Eduardo Oliveira, a qual foi seguida de mesas-redondas. Para a presidente do evento, a enfermeira Rosilda Mendes, o I Simpósio foi um sucesso e alcançou seus objetivos.

“Tivemos uma adesão muito boa, o auditório esteve lotado e, mais do que isso, os participantes abraçaram a proposta de pensar na profissão refletindo sobre o que podemos trazer de melhoria”, concluiu.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos