Saúde

3 minutos de leitura

Crianças do Projeto Fundação Casa-Jaracati interagem com profissionais em visita ao HSD

Objetivo foi conhecer como atuam profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogo, engenheiro e bombeiro
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 25/09/2019

 Crianças da comunidade do Jaracati assistidas pelo Projeto Fundação Casa visitaram o Hospital São Domingos (HSD), nesta quarta-feira, 25 de setembro, para conhecerem como atuam alguns dos profissionais da equipe do hospital. Todas as medidas de segurança foram tomadas pelo HSD para a visita das crianças.          

Entre as atividades promovidas às crianças pelo Projeto Casa estão aulas de reforço escolar e no momento, elas estudam as profissões, por isso a coordenação as trouxe ao hospital, onde conheceram quais as atividades exercidas por profissionais como médico, enfermeiro, psicólogo, bombeiro e engenheiro que conversaram com elas e falaram um pouco sobre seu dia a dia e a importância de suas profissões para a sociedade. 

 O médico intensivista Dr. Filipe Amado conversou com as crianças na Praça Terapêutica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sobre como é sua rotina e a importância do médico para a sociedade. “Temos a nobre missão de salvar vidas. Muitas vezes, somos mais do que médicos, pois precisamos entender o que o paciente precisa, ter a sensibilidade para perceber o que ele quer dizer e de qual ajuda necessita”, afirmou às crianças, tirando dúvidas delas sobre diversos temas.

Outro profissional que integra a equipe do Hospital é o psicólogo. A supervisora do Núcleo de Humanização, Fernanda Morais, conversou com os estudantes, detalhou como um psicólogo pode contribuir para o tratamento de um paciente e falou sobre os projetos terapêuticos desenvolvidos pelo Hospital por meio da Humanização – 20 no total. Entre eles, está o de Pintura em Tela.

E para saberem, na prática, como acontece, foi realizada uma sessão de pintura com o artista plástico Luís Moraes nos mesmos moldes feitos com os pacientes. Assim como acontece com os pacientes que participam das oficinas, as crianças receberam as telas de presente.

As crianças se divertiram pintando quadros e ainda foram surpreendidas com a visita do palhaço Batatinha, que deixou a oficina ainda mais alegre. Batatinha é o personagem principal de outro projeto desenvolvido no HSD, o Quarta da Alegria, em que o palhaço visita as crianças em atendimento ou internadas, levando a elas uma mensagem positiva e momentos de descontração. 

 Encantamento

Outro local do hospital que os pequenos visitaram foi a área lúdica da UTI Pediátrica. Os desenhos coloridos nas paredes e a brinquedoteca – avanços da unidade -, encantaram as crianças, que foram recebidas pela supervisora da Enfermagem da UTI Pediátrica, Maria Alice Saulnier, que detalhou a elas qual a função do enfermeiro e os benefícios das atividades lúdicas para os pacientes.

O Hospital São Domingos também tem equipe do Corpo de Bombeiros Civil, que atua em ações de prevenção e combate a incêndio, resgate e outras funções. Tudo que os bombeiros fazem foi repassado às crianças pelo bombeiro civil Tacio Cavalcante.

Engenheiro é outro profissional presente à equipe do Hospital e que tem papel importante na área, como explicou  o engenheiro Felipe Campos aos pequenos visitantes. As crianças gostaram do que viram e ouviram.

Juliene Seguins, de 7 anos, externou o desejo de ser enfermeira, pois gosta muito de ajudar as pessoas. “Quando crescer, quero trabalhar em um hospital igual a este e ser enfermeira”, afirmou, com os olhos brilhando. O quadro que ela pintou, inclusive, teve como arte um paciente internado em um hospital.

O grupo foi recebido pela analista de Recursos Humanos da área de Educação, Maryann Rego, que os acompanhou durante todo o tuor pelo hospital. As crianças estavam acompanhadas por Raelma Barros, que integra a equipe do Projeto Fundação Casa, e outras voluntárias.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos