Pediatria

1 minuto de leitura

Criança internada descobre talento para pintura durante oficinas do HSD

Pietro pintou cerca de 30 telas durante internação, que compuseram exposição montada pelo Hospital
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 27/06/2019

Para o paciente Pietro, de 8 anos, o período de internação no Hospital São Domingos, além do tratamento de um probleminha de saúde, foi de muita criação artística. Incentivado pelo Hospital, por meio das oficinas de Pintura em Tela, ele descobriu o talento para as artes plásticas e pintou nada mais nada menos do que cerca de 30 telas, que compuseram uma exposição, realizada no dia 26 de junho no hall do 4º andar do Hospital. O evento contou com a presença de médicos e demais membros da equipe que o assiste, familiares e do palhaço Batatinha. A mostra foi promovida pelo Núcleo de Humanização.     

Grande parte dos quadros retratam paisagens, as preferidas de Pietro. A razão? Ele não sabe explicar, diz apenas que gosta mais. Apesar da timidez, ele era só felicidade ao ver alguns dos seus quadros ali, expostos. Sobre pintar, ele resumiu: “Fico muito feliz quando estou pintando”.

Foi a primeira vez que Pietro pintou quadros. Sempre gostou de desenhar e pintar, mas somente desenhos feitos em papel. A realização agora está nas telas. “Gosto muito de pintar os quadros”, afirmou.

Terapia

A pintura funciona como uma terapia, por isso, está incluída entre os cuidados no Hospital São Domingos. “A pintura tem um poder terapêutico magnífico. No caso de Pietro, tem ajudado muito no tratamento, pois tira um pouco o foco do problema, melhorando os momentos de nervosismo, ansiedade, dor e de outros sentimentos,  comuns  em criança internada, que fica longe de casa, da escola e do convívio com os amigos.  A criança também passa a aceitar melhor os procedimentos e também tem oportunidade de ter contato com outros pacientes”, afirma a pediatra Ilana de Paula Abreu.     

De acordo com a supervisora da Humanização do HSD, Fernanda Morais, são desenvolvidas diversas oficinas para os pacientes que funcionam mesmo como terapia, pois é, antes de tudo, um momento de lazer e integração. As oficinas ajudam na melhora da questão psico-emocional do paciente. “As atividades lúdicas ajudam muito na melhora do paciente, pois, além do lazer em si, de tirar sua atenção da doença, proporcionam o estreitamento dos laços com a equipe que o acompanha e com outros pacientes internados”, explicou.       

Além das oficinas de pintura, a Humanização do Hospital São Domingos promove para crianças internadas os projetos Cinematerapia, Aniversário do Dia, Brinquedoteca Móvel, Quarta da Alegria, Projeto Super-Heróis, Cuidando com a Imaginação e Oficina de Artesanato. Há também projetos voltados para pacientes adultos.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos