Saúde

2 minutos de leitura

Corpo de Bombeiros Civil do HSD treina colaboradores para a Brigada de Incêndio

O Corpo de Bombeiros Civil do Hospital São Domingos (HSD) realizou, no última segunda-...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 28/08/2019

O Corpo de Bombeiros Civil do Hospital São Domingos (HSD) realizou, no última segunda-feira (26), mais uma edição do Treinamento da Brigada de Incêndio do HSD. Os 12 colaboradores que formavam a turma tiveram aulas teóricas, com noções de primeiros socorros e salvamento, seguidas de um momento para atividade prática de prevenção de princípio de incêndio.

Os brigadistas do HSD são voluntários treinados para atuar em casos de princípio de incêndio, podendo avaliar riscos, orientar e salvar pessoas. Os colaboradores, após o treinamento, estão preparados para ajudar os demais membros da instituição em situações de evacuação das depedências do Hospital e outras ações que tenham como objetivo guardar a vida de todos os envolvidos.

O cuidado com a vida dos colaboradores, o que também é extensivo aos pacientes e visitantes, é um princípio básico para o bom andamento do ambiente de trabalho e segurança de todos no hospital. Os brigadistas são responsáveis por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho, elaborar e emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.

O que é uma brigada de incêndio? 

A Norma Regulamentadora nº 23, a NR-23, aponta que uma brigada de incêndio é composta por um grupo de pessoas voluntárias que passam a maior parte do seu tempo em um mesmo local, como em uma empresa, por exemplo, e são treinadas e capacitadas para auxiliarem os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente, em casos de incêndio.

Qualquer empresa que possui 20 ou mais funcionários precisa ter uma brigada de incêndio — uma organização interna, composta pelos próprios colaboradores —  treinada para agir em situações de princípio de incêndio. A ideia é que essa equipe esteja apta a combater as chamas e a organizar a saída segura de todas as pessoas do ambiente em perigo, além de ter condições para proceder diante de outras eventualidades que envolvam a segurança do local de trabalho.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos