O Hospital São Domingos (HSD) está dando continuidade aos treinamentos do Plano de Abandono. A meta é atingir todos os setores do hospital. Nesta etapa, o alvo são os colaboradores das áreas administrativas. Nas anteriores, foram treinadas as equipes da área assistencial, que incluem médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As técnicas são repassadas pela equipe da Brigada de Bombeiros Civis do Hospital São Domingos em parceria com o setor de Enfermagem, com a participação do enfermeiro supervisor Stefane Alves Santana.
De acordo com o líder da Brigada de Bombeiros Civis do HSD, Demar Dias, o treinamento é realizado mensalmente, tanto para repassar as técnicas quanto reforçar o aprendizado das equipes. “Nosso objetivo é treinar todos os colaboradores do hospital para que saibam como agir em caso de abandono do prédio durante algum sinistro, como incêndio, alagamento, queda de estrutura e outros. É importante todos saberem como e porque evacuar o prédio e com total segurança para que saibam agir em um caso de emergência, mesmo se for somente para dar suporte a outras equipes de frente. Por isso, estamos atingindo todas as áreas do hospital, desde a assistencial, que é a primeira, até a administrativa”, explica.
Ramal 100
No treinamento também é reforçada a importância do acionamento dos bombeiros do HSD pelo ramal interno 100 em casos de sinistros, presença de animais peçonhentos, queda de colaboradores ou visitantes e outras emergências.
Após o treinamento dos colaboradores administrativos, a equipe de Bombeiros Civil do HSD atuará com os profissionais dos plantões noturnos. “Vamos treinar todos os profissionais que trabalham no hospital, tanto repassando as técnicas quanto reforçando o aprendizado, para que todos estejam sempre preparados para qualquer emergência que necessite de abandono do prédio. Como trabalhamos com vidas, tratando pessoas doentes, precisamos estar preparados para também salvá-las em casos de necessidade de evacuação do hospital em emergências”, afirma Demar Dias.