“Uso da Ketamina na Unidade de Internação”. Este foi o tema do Fórum de Especialidade da Clínica Médica, realizado no dia 11 de novembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Domingos.
Evento foi destinado à equipe multiprofissional e seguiu todos os protocolos de biossegurança.
Abertura foi feita pelo coordenador da Clínica Médica, Dr. Ricardo Medeiros, que explicou o objetivo e programação da conferência multidisciplinar e a importância do debate do tema entre médicos e a equipe multiprofissional.
O primeiro palestrante foi Dr. Luis Carlos Bernardino, da clínica médica, que ministrou aula sobre “Cenários e peculiaridades do uso da ketamina nas intercorrências da unidade de internação” e detalhou casos clínicos, adequadas condutas adotadas, cenários de intercorrências com a pandemia da Covid-19 e tirou dúvidas dos profissionais.
Em seguida, o coordenador da Interconsulta Psiquiátrica do HSD, Dr. Gilberto Alves, falou sobre “Indicações e peculiaridades do uso da ketamina no contexto da psiquiatria”. Ele exemplificou casos clínicos, efeitos psicóticos da medicação no paciente, indicações diagnósticas e contextuais, rapidez e durabilidade do efeito da ketamina, cuidados contextuais, a depressão e biodisponibilidade (formas de administração).
O subtema seguinte do Fórum foi “Cenário nas síndromes dolorosas. Indicações e segurança”, ministrado por Dr. Plínio Leal, da anestesiologia e medicina da dor. Ele falou sobre cetamina e dor, quando usar a ketamina em dor crônica, em quais tipos de dor administrar a ketamina, efeitos da medicação, dor neuropática e outros.