A cirurgia robótica para câncer de próstata é um procedimento minimamente invasivo, considerado uma evolução da cirurgia videolaparoscópica, para remover o tumor da próstata de maneira cirúrgica. A técnica é realizada no Hospital São Domingos e utiliza o Robô Da Vinci XI para auxiliar o médico urologista a realizar o procedimento.
A cirurgia é feita por meio de pequenas incisões na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos. Três deles são utilizados para o transporte de pequenos instrumentos que serão utilizados durante a operação. O último possui uma microcâmera acoplada, responsável por fornecer uma imagem tridimensional e ampliada dos órgãos internos, com movimentos em múltiplas direções.
As imagens são transmitidas para um monitor, permitindo que o cirurgião controle os movimentos robóticos a distância durante toda a operação. Ou seja, o robô não faz nada sozinho, apenas reproduz os movimentos das mãos do cirurgião e o auxilia a obter maior precisão durante o procedimento.
“A cirurgia com plataforma robótica também oferece instrumentos que são pequenos e com flexibilidade muito grande, o que permite que se chegue em áreas profundas do corpo (como a pelve onde está a próstata) de uma maneira segura e controlada. O médico consegue, com isso, uma visão superior em três dimensões, em alta definição, o que resulta em uma cirurgia muito precisa”, conta o médico urologista do Hospital São Domingos, Dr. José Calixto.
O médico explica ainda que quase todas as cirurgias feitas no abdômen do paciente podem ser realizadas com a robótica – isso inclui cirurgias para câncer de rim; cirurgias benignas do rim; cirurgia para aumento sintomático da próstata; cirurgia para câncer de bexiga; cirurgia para situações de prolapso tanto de bexiga quanto de vagina, entre outras.
Além disso, outras especialidades podem se beneficiar dessa tecnologia que pode ser empregada na cirurgia torácica (para câncer de pulmão, por exemplo), ginecológica (para câncer de ovário e de colo de útero, além de retirada parcial de útero), cirurgia colorretal (para câncer de reto, colo), digestiva (obesidade, vesícula, câncer de estômago e de pâncreas), também para problemas de apneia do sono e, até mesmo, para a reconstrução da mama.
Vantagens durante a realização da cirurgia
Em comparação com a cirurgia aberta, a cirurgia robótica para câncer de próstata possibilitou muito mais segurança na realização da retirada cirúrgica da próstata, reduzindo potenciais riscos e aumentando a eficácia na retirada do tumor. Conheça os principais benefícios:
- visão cirúrgica em 3D;
- menor sangramento durante a cirurgia;
- maior precisão dos movimentos cirúrgicos;
- incisões menores;
- melhor ergonomia ao cirurgião.
Vantagens para o paciente no pós-operatório
Todas as vantagens acima resultam em importantes benefícios para o paciente durante o período pós-operatório. Dentre os principais, podemos citar:
- menor tempo de internação;
- menores riscos de complicações;
- menor tempo de recuperação;
- menos dor e desconforto;
- cicatrizes menores e praticamente imperceptíveis.