No início do ano, devido ao período chuvoso, é comum ocorrer o aumento no número de casos de doenças provocadas por vírus respiratórios, as chamadas síndromes gripais, como a gripe Influenza H1N1. Por isso, a população deve ficar mais atenta aos sinais e sintomas, como febre, dores de cabeça e no corpo, tosse e corrimento nasal.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir da gripe e suas complicações é a vacinação anual. O Centro de Imunização do Hospital São Domingos oferece, de forma particular a vacina contra Influenza Tetravalente, conhecida comercialmente pelo nome Fluarix Tetra, do laboratório GSK.
A vacinação está disponível para as pessoas a partir de 6 meses de vida, sem restrições de idade. Esse imunizante está de acordo as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para a temporada de gripe de 2021.
Complicações
O H1N1 é um subtipo do vírus da gripe considerada a versão forte da doença, que precisa ser tratada porque tem o potencial de causar complicações, podendo, inclusive, levar o paciente a óbito. O contágio ocorre por meio do contato com secreções de uma pessoa que esteja infectada com a doença.
Sintomas da gripe H1N1
Quando os sintomas aparecem, o ideal é procurar o médico. Em determinados casos de H1N1, pode haver dificuldade para respirar ou falta de ar. Outros sintomas comuns são:
• Febre, tosse, coriza;
• Dores de garganta, muscular e de cabeça;
• Calafrios, cansaço e fadiga;
• Vômito, náusea e diarreia.
Horário
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h no nosso Centro de Imunização, unidade Bequimão.
Comodidade
O Centro de Imunização oferece uma comodidade a mais para os pacientes. Caso queira, a vacina contra o H1N1 pode também ser aplicada em casa. Basta solicitar a vacinação em domicílio por agendamento pelo telefone 3216 - 8100.