Cardiotoxicidade. Este foi o tema da Reunião Clínica da Cardiologia do Hospital São Domingos, realizada nesta quarta-feira,5 de dezembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do HSD cuja palestra foi proferida pelo cardiologista Dr. Paulo Cézar Ferraz Dias Filho. A atualização refere-se às doenças coronarianas decorrentes do tratamento de pacientes com câncer.
De acordo com Dr. Paulo Cézar Filho, a Cardiotoxicidade é caracterizada por uma diminuição da fração de ejeção cardíaca do VE (LVEF) associada ou não a sintomas de insuficiência cardíaca congestiva.
O médico destacou que a Cardiotoxidade é um tema atual e que ganhou grande importância devido ao avanço do tratamento dos pacientes com câncer, aumentando o tempo de vida deles, fazendo-se necessário, em alguns casos, o acompanhamento por um cardiologista para avaliar a Cardiotoxicidade.
Após a palestra, o coordenador da Cardiologia, Dr. José Benedito Buhatem, elogiou a apresentação e fez suas considerações sobre o assunto. Em seguida, foi aberto para perguntas e tira-dúvidas e os cardiologistas trocaram experiências sobre procedimentos adotados em pacientes com Cardiotoxicidade.
A Reunião Clínica da Cardiologia ocorre todas as quartas-feiras e reúne cardiologistas, corpo clínico e equipe multiprofissional.