A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônico-degenerativa, sem sintomas, que, se não for controlada pode provocar lesões em vários órgãos, comprometendo a saúde. A elevação da pressão arterial pode aumentar os riscos de ocorrência de problemas como AVC (Acidente vascular Cerebral), infarto, aneurisma arterial e cerebral, insuficiência renal e cardíaca. Para orientar e alertar a população, a Sociedade Brasileira de Cardiologia do Maranhão (SBC-MA) e o Centro de Cardiologia do Hospital São Domingos realizaram uma ação de sensibilização e prestação de vários serviços no sábado, 27, das 10h às 20h, no Rio Anil Shopping. A atividade foi alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril).
Ação contou com a participação de acadêmicos da Liga de Cardiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e médicos residentes de Cardiologia, sob a supervisão da Dra. Magda Sousa, da equipe do Hospital São Domingos.
Um grande público foi atraído pela atividade. Foram realizados, gratuitamente, serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar (verificar o nível de açúcar no sangue no momento) e orientações sobre prevenção de doenças cardiovasculares.
Segundo o coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital São Domingos, Dr. José Benedito Buhatem, a pressão arterial precisa ser acompanhada, pois, como não apresenta sintomas, quando surge algum sinal, já provocou lesão em órgãos.
“ A hipertensão já é sintoma de lesões. Os órgãos mais atingidos são cérebro, coração, rim e os membros inferiores”, informou o cardiologista.Uma das formas de controle é a aferição da pressão arterial pelo menos duas vezes por ano, a partir dos 20 anos, por um profissional e com uso de aparelho validado pelo Inmetro", escalreceu Dr. Buhatem.
O cardiologista afirmou que cerca de 90% dos casos de hipertensão tem origem genética, mas há fatores que elevam os riscos da doença, como fumar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, uso excessivo de sal, sedentarismo e colesterol alto.
Prevenção
O ideal mesmo é a prevenção, alertou o médico. E entre as formas estão: manter o peso adequado, não abusar do sal, praticar exercício físico regularmente, não fumar, moderar o uso de bebidas alcoólicas, ter momentos de lazer, alimentação saudável (evitar gordura) e controlar o diabetes.
Para a coordenadora da ação, a cardiologista e ecocardiografista Magda Luciene de Sousa, a campanha visou alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “O diagnóstico de hipertensão arterial deve ser feito precocemente, bem como a prevenção e controle dos fatores de riscos associados a um estilo de vida irregular. A doença que atinge em média 30% da população e mais de 50% dos idosos, tornando-se um importante problema de saúde pública que deve ser abordado também por meio dessa e outras ações que envolvem as entidades e instituições de saúde”, pontuou.
“Pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia mostra que tomar uma taça de vinho por semana diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). Isto, aliado a um estilo de vida saudável, ajuda a evitar os problemas causados pela hipertensão, que ressalto, não atinge somente o coração, mas outros importantes órgãos. A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. É ideal também fazer uma consulta a um cardiologista e um check up pelo menos uma vez por ano”, completou Dr. Buhatem.