Cardiologia

1 minuto de leitura

Cardiologista do HSD reforça a importância dos cuidados e prevenção à hipertensão

A melhor forma de combater a hipertensão arterial é prevenindo a doença,
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 17/05/2022

A melhor forma de combater a hipertensão arterial é prevenindo a doença, com práticas simples que podem ser adotadas no dia a dia.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônico-degenerativa, sem sintomas, que, se não for controlada, pode provocar lesões em vários órgãos, comprometendo a saúde. A elevação da pressão arterial pode aumentar os riscos de ocorrência de problemas como AVC (Acidente vascular Cerebral), infarto, aneurisma arterial e cerebral, insuficiência renal e cardíaca.

A médica cardiologista do Hospital São Domingos, Dra. Priscilla Labolito, explica que a pressão alta não apresenta sintomas, sendo considerada, na maioria das vezes, uma doença assintomática. 

“Como a pressão vai aumentando gradualmente, o corpo vai desenvolvimento mecanismos para lidar com esse valor elevado, fazendo com que o paciente não sinta nada a longo prazo. Então, é importante que o paciente, principalmente aqueles que têm parentes de primeiro grau com diagnóstico de pressão alta, fique atento à sua saúde”, explica a cardiologista.

Diagnóstico

Ser hipertenso significa que o coração tem que trabalhar para vencer os altos valores de pressão. Essas pessoas têm mais chance de apresentar um Acidente Vascular Cerebral, problemas cardíacos ou renais. Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Fatores de risco

A cardiologista informa que cerca de 90% dos casos de hipertensão tem origem genética, mas há fatores que elevam os riscos da doença, como fumar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sedentarismo, uso excessivo de sal, sedentarismo e colesterol alto.

Como prevenir

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– praticar atividade física regular;

– aproveitar momentos de lazer;

– abandonar o fumo;

– moderar o consumo de álcool;

– evitar alimentos gordurosos;

– controlar o diabetes.

Centro de Cardiologia do Hospital São Domingos  

A prevenção da hipertensão começa com a adesão de hábitos saudáveis, aliados a uma rotina regular de exames. No Centro de Cardiologia do Hospital São Domingos o paciente encontra em um só lugar atendimento especializado, com acompanhamento clínico, emergência, consultas, exames de diagnóstico e cirurgia para as patologias do coração. Para estar com saúde em dias, agende sua consulta na nossa Central de Atendimento pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo whatsapp (98) 991094459.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos