Saúde

2 minutos de leitura

"Câncer de próstata: precisamos tocar nesse assunto" é tema de palestra no HSD

A palestra foi ministrada pelo urologista Dr. Jandrey Paulo. O médico orientou os presentes sobre o diagnóstico precoce da doença.
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 17/11/2016

SÃO LUÍS - Na tarde dessa quarta-feira (16), colaboradores do Hospital São Domingos participaram de mais uma ação da campanha Novembro Azul do HSD. Com o tema "Câncer de Próstata: precisamos tocar nesse assunto", a palestra foi ministrada pelo urologista Dr. Jandrey Paulo. 

Em sua fala, o especialista orientou os presentes sobre o diagnóstico precoce da doença. "O homem tem que procurar um médico preventivamente aos 50 anos  ou aos 45 caso ele tenha algum histórico familiar de câncer de próstata ou seja da raça negra. O objetivo principal é fazer uma avaliação médica, fazer o exame do toque e o exame do PSA [Antígeno Prostático Específico] para a gente pesquisar e investigar a possibilidade de câncer de próstata. Uma vez diagnosticado precocemente, a chance de nós propormos um tratamento curativo é bem alta, em torno de 90%, e evita grandes problemas futuros", explica.

O urologista recomenda, ainda, que o homem se previna adotando hábitos saudáveis como: ingerir frutas, cereais, soja e derivados; reduzir a ingestão calórica/gorduras, evitar carne vermelha, parar de fumar e praticar atividade física. 

"Foi uma palestra muito informativa, rica em conhecimento e é um momento propício para a gente tirar dúvidas com um especialista, a gente se sente mais a vontade para fazer esses questionamentos. Esse conhecimento obtido serve tanto para mim como para esclarecer as dúvidas de alguns familiares e amigos meus", afirma Fabiano Brandão, analista de comunicação do HSD. 

Já a enfermeira Francisca Lúcia diz que vai repassar as informações para os familiares, pois alguns deles ainda são preconceituosos em relação ao assunto.

"Hoje aprendi a questão das reposições hormonais, da reposição da carga óssea quando o homem faz a reposição hormonal que descalcifica o osso, é um efeito colateral. Também foi novidade para mim quanto aos efeitos adversos da impotência, da incontinência urinária, que eu não sabia e obtive as informações aqui com o médico".

Os colaboradores também foram presenteados com brindes temáticos do Novembro Azul e ao final da palestra puderam participar do sorteio de camisas da campanha.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos