SÃO LUÍS - Professores e estudantes de Enfermagem da instituição Ana Neri Educação Profissional também foram beneficiados pela campanha Outubro Rosa do Hospital São Domingos. A escola de ensino profissional recebeu ação da campanha no dia 11 de outubro, com palestra e distribuição de panfletos informativos e brindes exclusivos. A campanha tem como tema "Um toque de amor próprio faz muito bem. Previna-se!".
O enfermeiro supervisor da Oncologia do HSD, Wilandson Neponuceno Martins escolheu como tema da palestra “Prevenção do Câncer de Mama: meu sonho não tem fim”. Ele iniciou a conversa falando sobre a incidência do câncer de mama, o que é, principais causas e como se prevenir. E concluiu com alerta sobre os cuidados que se deve ter com as mamas.
E foi exatamente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama que o enfermeiro supervisor focou sua palestra, mostrando que há esperança de cura para a doença. Mas ele também alertou para as consequências da doença e de não se buscar atendimento médico para o tratamento, principalmente de forma precoce. Por meio de slides e fotos, ele mostrou casos em estágios inicial e avançado da doença, alertando assim, as mulheres para a importância de cuidarem de suas mamas e prevenir-se dessa doença.
“O câncer de mama é uma doença que, se descoberta ainda no início, tem altas chances de cura. Por isso, a prevenção é importante, mas é primordial também o diagnóstico precoce, o rastreamento, feito por vários exames e que deve começar pelo autoexame das mamas”, afirmou, mostrando como fazer.
Ele citou os principais exames de rastreamento do câncer de mama: autoexame, mamografia, exame clínico, ressonância magnética, ultrassonografia, termogenia e tomossíntese mamária.
Wilandson Martins mostrou também o quanto é essencial mudar hábitos de vida para se prevenir do câncer de mama. “ Se alimentar adequadamente e fazer atividades físicas pode afastar em 28% a possibilidade de ter neoplasias”, completou.
Ao fim da palestra, o público tirou dúvidas sobre várias questões relacionadas ao tema. Foram também sorteados brindes exclusivos da campanha.