Quase metade dos acidentes com fogos de artifícios ocorridos por ano no Brasil se concentram no mês de junho, devido ao São João. E a maior incidência é na Região Nordeste, onde os festejos juninos são mais intensos. E a realização da Copa do Mundo também neste mês, aumenta a probabilidade de ocorrências. Por esta razão, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia(SBOT) e o Conselho Federal de Medicina(CFM) estão realizando uma campanha de prevenção desse tipo de acidente. O Hospital São Domingos e o Hospital de Referência Oftalmológica (HRO) apoiam a campanha.
De acordo com o ortopedista do Hospital São Domingos e vice-presidente da SBOT-MA, Thairon Medeiros, nos últimos 10 anos, houve 5 mil internações relacionadas a queimaduras e lesões mais graves decorrentes do uso de fogos de artifícios. Neste período, 50% das lesões foram registradas nos meses de festa junina. Na Copa de 2014, houve recorde de registros, por causa da junção com o São João.
“As mãos e os dedos, por estarem segurando os fogos, são a região mais exposta ao risco de acidentes, mas também há risco para os olhos, a pele e os ouvidos, por isso é essencial tomarmos cuidado para prevenir os acidentes e a orientação é a melhor forma, por isso essa campanha neste ano, quando ocorre novamente essa junção São João e Copa do Mundo”, informa.
O médico alerta que os acidentes com fogos de artifícios podem causar queimaduras leves a graves e outras lesões na pele, surdez e amputações e até danos leves e graves aos olhos.
“Algumas dessas lesões podem ser irreversíveis. Queremos mostrar com a campanha, além de prevenir ao máximo os acidentes, que se pode aproveitar as festas com segurança, evitando colocar o nosso corpo em risco”, complementa Dr. Thairon Medeiros.
E para que se brinque com segurança, seguem algumas dicas.
Dicas de segurança ao manusear fogos de artifício
- 30m a 50 metros é a distância para explodir os fogos com segurança.
- Dispare somente ao ar livre e um de cada vez.
- Verifique se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
- Veja o certificado de garantia e a validade.
- Se os fogos falharem, jogue-os fora, nunca tente reaproveitá-los.
- Escolha sempre fogos menos explosivos e fáceis de manusear.
- Evite segurar os fogos com as mãos, prefira os que têm suporte para colocá-los no chão.
- Crianças devem ficar bem longe dos fogos.
- Prefira as queimas de fogos públicas, que normalmente são realizadas por profissionais.
- Ao comprar, prefira as lojas especializadas e siga sempre as orientações dos fabricantes.
O que fazer se ocorrer amputações
- Chamar o Corpo de Bombeiros (193) ou Samu (192).
- Se tiver o dedo amputado, coloque-o em um saco plástico e em um isopor com gelo e leve-o consigo ao Pronto Socorro.
- Em caso de queimadura, deve-se lavar a área com água fria ou soro fisiológico, envolver em pano úmido e procurar imediatamente o Pronto Socorro.