Saúde

2 minutos de leitura

Bombeiro do HSD participa de treinamento de sobrevivência em selva

O Bombeiro Civil Líder do Hospital São Domingos e Coligadas, Demar Dias, participou, n...
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 30/08/2018

O Bombeiro Civil Líder do Hospital São Domingos e Coligadas, Demar Dias, participou, no fim de semana passado,  como monitor da II Estratégia de Sobrevivência na Selva, promovido pelo Centro de Instrução de Sobrevivência na Selva (CISSE) e o Centro de Aprendizagem Operacional (CAO), entidades militares de referência na área. O curso é renomado, autorizado pelas Forças Armadas e teve o apoio do Hospital São Domingos. Participaram policiais militares, bombeiros e convidados.

O exercício de sobrevivência ocorreu na área Portal da Grama, localizada na região da Estiva. É destinado a militares, mas civis podem participar.

De acordo com Demar Dias, o curso foi uma importante oportunidade de amadurecimento profissional. “Foram dois dias que passamos na selva aprendendo como viver de forma adversa, buscando alimento e água na própria natureza e dormindo da forma mais rudimentar possível. Foi um ótimo aprendizado”, afirmou. Houve também instrução de camuflagem e como agir em casos de queda de aeronave.

As “aulas” ocorriam tanto durante o dia quanto à noite, quando os participantes tinham que andar pela mata sem se perder.

Demar Dias informou que o aprendizado na selva servirá em muitas atividades no Hospital, como respeito ao meio ambiente, trabalho em equipe, dar apoio à comunidade, captura e transporte de animais que possam invadir a área do hospital, controle das emoções e instintos (fome, sede e sono) e atuação em momentos de alto estresse.

“Esse tipo de treinamento é essencial para profissionais que atuam em situações de emergência, pois aprendem, acima de tudo, a controlar as emoções e agir de forma mais ágil e correta possível, pois é a sobrevivência que está em risco”, complementou o bombeiro civil.

Por duas vezes, neste mês, Demar teve oportunidade de aplicar um pouco do que aprendeu no exercício na selva, ao dispersar enxames de abelhas na área do hospital para que procurassem outro local evitando perigo para os operários da obra de Expansão do hospital.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos