SÃO LUÍS - As ações de humanização implantadas pelo Hospital São Domingos (HSD) têm garantido melhor ambiente de trabalho para colaboradores e de tratamento para pacientes do hospital. Atualmente, 16 projetos nesta área estão em andamento, com resultados altamente positivos.
São eles: Núcleo Assistencial, Aniversário do Paciente, Bem Viver, Dia das Crianças, Arte no Hospital, Cuidando com Arte, Acolher, Samaritano, Dia dos Pais, Feirinha do Hospital, Brinquedoteca Móvel, Quarta da Alegria, Cine Terapia, Pintura em Tela, Musicoterapia e Cuidando do Cuidador.
De acordo com Fernanda Moraes, coordenadora de Humanização do HSD, os projetos são voltados para colaboradores, pacientes (adultos e crianças), acompanhantes, cuidadores e familiares. “Atuamos em todas as áreas atendidas pelo hospital para que os projetos atinjam a todos, desde os colaboradores, familiares e pacientes, e assim sejam completos e alcancem os resultados esperados e temos conseguido isso. Os projetos são bem aceitos e a participação é total”, avalia.
Objetivos
“Os projetos têm como objetivos a melhoria, conforto e bem-estar do paciente, seja criança ou adulto. Entre os benefícios, temos melhor aceitação da doença, da internação, da medicação e da conduta médica. Os pacientes se ajudam, encontram equilíbrio e motivação para tratar a doença. A gente sabe que determinados tratamentos não são tão fáceis, então, por meio dessas ações ajudamos os pacientes a terem apoio e equilíbrio emocional”, acrescente Fernanda Moraes.
Ela afirma ainda que a humanização inicia-se pelo próprio ambiente do hospital, que está dotado de ferramentas, como cores, telas de arte, música, que proporcionam um aspecto menos triste. “Esse aspecto alegre, de vida e cores incentiva o paciente a aceitar melhor seu estado e se tratar. Ele se sente melhor, por isso, todas as nossas ações têm como ponto forte a alegria, para trazer-lhe bem-estar e ter um tratamento mais humanizado, com amor, carinho e dedicação”, acrescenta a coordenadora de Humanização do HSD.
Parcerias
Os projetos são desenvolvidos pela equipe de Humanização, com apoio de colaboradores, como Ingrid Laila, e de todos os demais setores do hospital, como Marketing, Psicologia, Pediatria, Combate a Infecções, entre outros. A coordenadora de Psicologia, Jandira Uchôa, bem como a direção do HSD são grandes incentivadoras dos projetos.
Matéria original publicada no jornal O Estado