A exposição faz uma ressignificação do hospital como ambiente de dor para espaço que traz a saúde
O HSD está com mais uma edição do Projeto Arte no Hospital. A exposição da vez é “Diversos olhares”, uma confluência entre quatro artistas representadas em vinte quadros feitos por três alunos e um professor da Morada das artes. As pinturas vão ficar expostas por três meses e faz parte do projeto de humanização do espaço hospitalar.
De acordo com a Coordenadora do Setor de Psicologia, Jandira Uchoa, as telas ficam expostas em vários setores do hospital e trazem uma ressignificação do ambiente como algo que traz a vida. “Objetivo do Projeto é amenizar o contexto visualizado pela maioria das pessoas que adentram o hospital e visualizam um ambiente frio, que traz a sensação de morte”, Explica a coordenadora.
A Exposição Arte no Hospital motivou um momento de criação e interação entre pacientes oncológicos e colaboradores durante a semana de palestras do Outubro Rosa, uma forma de provocar a autoestima dos pacientes.
Ainda com a coordenadora, a humanização tem benefícios para pacientes, colaboradores e visitantes. Todos são beneficiados com a exposição das telas. Alguns pacientes destacam que nunca pensaram em encontrar a arte em hospital, a idéia era de que esse ambiente servia apenas para fazer exames e se cuidar, Mas nunca encontrar algo tão interessante. Ao parar para olhar as obras pintadas a mente deles era tomada imediatamente pelo esquecimento de que estavam em um hospital para se tratar.
“Dentro da humanização a idéia é amenizar o contexto de internação, de hospitalização, de entrada em um hospital. Desejamos transformar esse ambiente visto pelas pessoas como ambiente de dor, em um ambiente de vida. Trazer a arte para o ambiente hospitalar, é trazer a vida”, finalizou.