SÃO LUÍS - A manhã desta quarta-feira (8) foi de boas-vindas aos novos trainees do Hospital São Domingos. A primeira turma oficial do Programa Trainee Multiprofissional foi recebida pelos coordenadores das áreas assistenciais e multi, que os parabenizaram pela nova etapa na vida profissional. Ao todo, 60 novos trainees estão sendo integrados à família HSD.
O programa teve 1079 inscritos, com 60 aprovados. Trata-se de um curso caracterizado por treinamento em serviço, orientado pelos princípios das boas práticas em saúde. Destina-se a especializar profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia e Serviço Social.
Coordenado pela enfermeira Djane Rodrigues, tendo como mentores o coordenador médico da UTI, Dr. José Raimundo Azevedo; a gerente de enfermagem do HSD, enf.ª Rosilda Mendes e a coordenadora de enfermagem da UTI, enf.ª Widlani Montenegro, o objetivo do programa é aperfeiçoar a formação do profissional nos âmbitos da assistência, gestão, ensino e pesquisa, visando promover o crescimento profissional contínuo.
Glauco Andrade, diretor executivo, esteve presente no evento e deixou uma mensagem aos presentes. "O hospital é uma grande escola, e uma mensagem que eu deixo para vocês é que a gente não quer ser a primeira oportunidade de vocês, de emprego ou que quer que seja, a gente quer seja única mesmo. Talvez amanhã, vocês com dois ou três anos de empresa, possa surgir uma outra oportunidade muito melhor na vida de vocês, mas a gente quer que essa oportunidade no HSD seja única porque ela vai marcar a vida de vocês".
O diretor também falou sobre como os profissionais devem seguir nessa nova caminhada profissional. "Para marcar a vida de vocês têm que existir um trabalho trilateral, três partes que devem que andar juntas e sincronizadas. A primeira parte é a mais importante, é o desejo ardente de vocês quererem aprender; a segunda parte é a do hospital e a gente tem esse ano uma novidade, algo muito importante que o HSD decidiu implantar, que são os preceptores. Tivemos a preocupação em selecionar um time de pessoas vocacionadas e desejosas em construir com vocês a carreira de cada um; e a terceira etapa é a parte teórica, onde vocês têm que recorrer aos livros, a vídeoaulas, buscar esses conhecimentos que fazem parte da nossa formação. Em suma, desejo felicidades a todos, que Deus abençoe a carreira e dê tudo certo", disse.
Em sua fala, a gerente de enfermagem do HSD, enf.ª Rosilda Mendes, declarou estar emocionada em ver o auditório totalmente ocupado por profissionais de diversas áreas e relembrou o processo de criação do programa.
"Estou muito emocionada em olhar um auditório com tantos profissionais começando o programa, que não foi fácil, nada foi fácil. Me sinto realizada com o auditório lotado e mais ainda porque a gente não só tem enfermeiros, temos a equipe multiprofissional e isso é uma grande satisfação. É um sucesso que a gente vinha conquistando dia após dia e eu tenho certeza que nós teremos muito mais pela frente com vocês".
A gerente executiva assistencial do HSD, enf.ª Luciane Torrano, destacou a importância do comprometimento dos profissionais para alcançar a excelência profissional. "A gente quer formar vocês para serem os melhores profissionais possíveis. Nós do HSD queremos ser referência de alta complexidade no Estado do Maranhão até 2020, estamos em franca expansão de muitas áreas, implantamos o serviço de radioterapia e, dessa forma, tem muita coisa para vocês aprenderem. Somos um hospital de excelência e por isso somos exigentes, vocês verão que muitas vezes vamos cobrar porque queremos o melhor possível. E o melhor possível é para o nosso paciente, para o familiares e para os colaboradores. Aproveitem o programa, aprendam bastante e ensinem também".
Kiame Castro trabalha há 7 anos como técnica de enfermagem do Hospital São Domingos e foi uma das aprovadas para o trainee de enfermagem. Ela afirma que entrou no HSD com o objetivo de conhecer a dinâmica do hospital, as novas tecnologias, pois seu foco era atuar na enfermagem.
"Enquanto esperava terminar a graduação eu sempre ia em busca de aprimorar meus conhecimentos dentro dos setores por onde passei para que eu pudesse estar preparada para o trainee quando chegasse o seletivo. Agora a minha expectativa é poder conhecer com uma outra visão a assistência e me tornar uma excelente profissional", afirma.