Saúde

2 minutos de leitura

Visita de cães de estimação traz alegria a paciente internada no HSD

Terapia assistida traz vários benefícios, como motivação, alegria, melhoria cardiológica e da imunidade
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 06/06/2019

O poder terapêutico dos animais tem sido aliado para proporcionar momentos de descontração, alegria e conforto a pacientes internados no Hospital São Domingos. Estudos comprovam os benefícios dessa terapia, já bastante utilizada no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Europa, Itália, Bélgica, Alemanha e Espanha. 

 Os cães são os animais mais utilizados para esse tipo de terapia assistida por ser mais adaptáveis e fáceis de adestrar e transportar. Estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, prova, por exemplo, que conviver com cachorros ajuda a baixar a pressão arterial.

E foram exatamente dois cachorrinhos que levaram alegria, na segunda-feira, 3, à paciente Maria Lúcia. Internada há cerca de 40 dias no Hospital, e com muita saudade dos seus bichinhos de estimação, ela pediu a presença deles e o Núcleo de Humanização do HSD atendeu seu desejo. Resultado: alegria geral para ela, familiares e para os cães Rabilsik e Ted.A emoção foi geral no momento do encontro. 

Projeto

De acordo com a supervisora de Humanização do Hospital São Domingos, Fernanda Moraes, a visita de animais de estimação faz parte de projeto desenvolvido no Hospital devido aos muitos benefícios que esse tipo de terapia proporciona aos pacientes.

“Um animal de estimação tem um forte valor e vínculo com a pessoa. Já tivemos diversas experiências exitosas com esse tipo de terapia, pois traz um bem-estar significativo, alegria, maior motivação para o tratamento, além de quebrar um pouco do ambiente hospitalar, tirando o foco só da doença”, afirma a psicóloga.Outros benefícios da terapia com cães são a melhora do estado psíquico, da imunidade e cardiológico, redução do estresse e da depressão e melhor aceitação da rotina hospitalar.

Segurança

Mas antes da entrada dos animais no ambiente hospitalar são tomados todos os cuidados para segurança deles e dos pacientes. “Verificamos desde as condições de saúde do animal e se está em dia com a vacinação e tomamos todos os cuidados com o estado do paciente, com avaliação do médico e do serviço de controle de infecções. Essa atividade é realizada com total segurança para todos os envolvidos e para todo o hospital”, garante Fernanda Moraes.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos