Tratamentos menos invasivos, ou seja, realizados sem cortes, como a cirurgia de coluna por técnicas minimamente invasivas e videoendoscopia; implantação de prótese de ombro, cotovelo, joelho e quadril para tratamento de problemas como artrose e desgaste articular. Estes são alguns dos tratamentos inovadores do Serviço de Ortopedia do Hospital São Domingos.
O Serviço de Ortopedia conta com uma eficiente estrutura para consultas eletivas, exames, cirurgias e emergência 24 horas.
“Temos tratamentos em todas as áreas da Ortopedia e traumatologia, desde a coluna cervical até o tornozelo e pé. Nosso objetivo é resolver qualquer problema ortopédico eletivo ou de urgência e emergência. emos tratamentos inovadores para a coluna cervical, joelho, ombro, punho, mãos e outras partes ósseas”, afirma o coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital São Domingos, Dr. Roberto Bringel.
Envelhecimento
Um dos destaques da Ortopedia do HSD é a medicina regenerativa ou antienvelhecimento, que tem como objetivo garantir qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. “O envelhecimento faz parte do ser humano e ninguém consegue parar esse processo, entretanto, precisamos aprender a conviver com os problemas próprios da idade com maior qualidade de vida, por meio do uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos”, explica Dr. Roberto Bringel.
Ele cita, por exemplo, a osteoporose, que é um problema comum e inevitável em idosos, e que é possível conviver com a doença com qualidade de vida. “Nossa função como médico é fazer com que as pessoas vivam com mais qualidade, aprendam a conviver com os problemas e, quando é possível, a gente pode curar o paciente, porém quando a cura não é mais possível, nós podemos aliviar em muito o sofrimento do paciente ”, diz Dr. Bringel.
Tratamento
Mas para sucesso do tratamento, é fundamental que este seja iniciado de forma precoce. “À medida em que os problemas aparecem, precisam ser diagnosticados e tratados. Então, ao surgimento de dor, dificuldade de caminhar, dor durante atividades do dia a dia e outros, a pessoa precisa logo procurar um médico ortopedista , pois é a hora que a gente tem como resolver com mais presteza e melhores resultado. Esse é o grande diferencial na ortopedia. Quanto mais os problemas se cronificam, mais difícil o tratamento”, alerta Dr. Bringel.
O ortopedista diz ainda que, não há como prevenir lesões ósseas e articulares próprias do envelhecimento. “O que temos é tratamento precoce à medida em que as lesões aparecem para que a pessoa possa viver bem com qualidade de vida com o seu problema bem tratado”, enfatiza ele.
Dr. Roberto Bringel destaca que os cuidados ortopédicos independem da idade. “Os cuidados devem ocorrer do primeiro momento que se nasce, com a ortopedia pediátrica, até o último dia da vida. E isso depende de cada paciente, por isso fazemos avaliação personalizada, levando em consideração as características de cada um”, completa o médico.
Atividade física
O ortopedista alerta também para a importância da atividade física, que deve ser feita até o fim da vida. “Se a pessoa viver até os 100 anos, deve fazer atividade física. A questão é encontrar aquela atividade condizente com a sua compleição física, seu perfil. Por isso é importante a orientação de uma forma geral para que se escolha uma atividade física condizente com o peso, idade e perfil”, orienta Dr. Roberto Bringel.