Saúde

3 minutos de leitura

HSD reforça ações de segurança do paciente com debates, palestras e oficinas

Hospital São Domingos promove, desde o dia 3, a 7ª Semana de Segurança do Paciente, que encerra-se nesta sexta-feira,6
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 05/09/2019

A segurança do paciente é um dos temas que recebe atenção prioritária no Hospital São Domingos (HSD). Além das ações cotidianas com este objetivo, o hospital promove uma semana inteira com atividades para sua equipe na qual ocorrem palestras, debates, workshops, oficinas, treinamentos, mesas-redondas, mostra de trabalhos, troca de experiências entre a equipe e com profissionais de outras instituições de saúde, além de outras atividades. É a Semana de Segurança do Paciente, que neste ano está na sétima edição e acontece até esta sexta-feira, 6, no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSD. As atividades incluem desde a alta direção às equipes assistenciais e administrativas.

Com o tema “Coordenação do cuidado como forma de garantir a cultura  de segurança”, a Semana foi aberta na segunda-feira, 3, com o workshop “Coordenação do cuidado institucional, com os subtemas: “Coordenação do cuidado no fluxo do paciente”, voltado para os gestores e “Coordenação do cuidado na unidade assistencial”, voltado para enfermeiros, supervisores e assistenciais. 

A cerimônia oficial de abertura teve como palestra magna “Cultura de segurança e sustentabilidade: Qual o papel de quem cuida para atender essa vertente?”, proferida pela gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – SP, Paola Andreoli.

As boas-vindas ao público, na cerimônia, foi dada pelo gerente Executivo do HSD, Glauco Andrade, que falou também sobre a importância da semana e da participação de todos. Em seguida, a diretora de Governança Clínica do HSD, Dra. Glaucia Palácio, também agradeceu a participação do público e o engajamento da equipe nas ações, falou sobre a importância da semana e reforçou o propósito do Hospital em seu compromisso de sempre cuidar o paciente com o máximo de segurança.

O evento teve também a presença do diretor Médico, Dr. Cláudio Carneiro; da diretora Médica Assistencial, Dra. Maristela Martins; do diretor Clínico, Dr. Manoel Lages Neto; da coordenadora de Educação e Qualidade Assistencial, Widlani Montenegro; do diretor Comercial, Dr. Evandro Galindo; do coordenador do Centro de Simulação Realística, Dr. Luís Carlos Bernardino; gestores; coordenadores; médicos e colaboradores das mais variadas áreas do hospital e profissionais de outras instituições de saúde e de universidades bem como acadêmicos. A solenidade foi encerrada com um espetáculo teatral encenado pelo Grupo Improviso sobre a temática.

Responsabilização e cultura justa

O dia seguinte, 4, foi todo de atividades. Começou com a palestra “Errar é humano? A matriz da responsabilização na condução da cultura justa”, proferida pela gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – SP.

Em seguida, foi realizada a mesa-redonda “O papel dos líderes como agentes transformadores no fortalecimento da cultura de segurança”, moderada pela gerente de Farmácia do HSD, Eliane Morais, e a coordenadora da Fisioterapia do HSD, Adenilde Leitão, e contou com a participação da coordenadora do NSP, Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HUUFMA, Sirlei Garcia Marques; da gerente de Enfermagem do HSD, Rosilda Mendes da Silva; e da coordenadora do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do Socorrão II, Manoela Dias. 

À tarde, os temas em debate foram “Autorresponsabilidade e mudança de comportamento”, palestra ministrada pela psicóloga e master coach Luara Moreno, com a moderação da enfermeira coordenadora da Oncologia do HSD, Luciana Bezerra.Depois, foi realizada a mesa-redonda “Cuidando das pessoas envolvidas nos incidentes”, moderada pela enfermeira coordenadora da Unidade Diagnóstica do HSD no Golden Shopping, Natalia Matos, e a enfermeira Thayane Cristina, com palestras proferidas pela supervisora de Qualidade Assistencial e NSP do HSD, Geylene Ribeiro; a coordenadora do Serviço de Psicologia do HSD, Jandira Uchoa; e a diretora Médica Assistencial do HSD, Dra. Maristela Martins. 

Na quinta-feira,5, a programação constou de oficinas com o tema central “Separar o joio do trigo”, voltadas para coordenadores, supervisores e líderes da equipe multidisciplinar e equipe multiprofissional assistencial. 

O encerramento da 7ª Semana de Segurança do Paciente ocorreu na sexta-feira,6, com competição de paródias, premiação para o Guardião da Segurança e ações para a Pesquisa de Segurança do Paciente 2019.

O Concurso de Páródias teve como vencedores:

1º Lugar: Amanda Costa, da Oncologia

2º lugar: Isnara Miranda e Patrícia Teixeira, da UTI Pediátrica

3º lugar: Daniel Reis, da UTI

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos