SÃO LUÍS - A Avenida Jerônimo de Albuquerque, em breve, terá o trânsito com maior fluidez. Intervenções neste sentido já estão sendo executadas pelo Hospital São Domingos (HSD), como resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Prefeitura de São Luís. A obra de intervenção inclui novo ordenamento viário, com mudança geométrica e nova sinalização horizontal e vertical. Os serviços garantirão a redução dos engarrafamentos e fazem parte das ações do plano de melhoria social do HSD e da Prefeitura para melhoria do tráfego em parceria com entidades geradoras de tráfego previstas na Lei 4.052/2002.
O trecho a ser melhorado vai do Elevado da Cohama até a entrada do Bequimão (na área conhecida como Roque Santeiro) onde serão criadas três pistas nos dois sentidos da Avenida Jerônimo de Albuquerque (três em cada lado), alças de esquerda livres e retirada do semáforo localizado próximo ao Atacadão.
O convênio foi assinado em 16 de agosto pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, o presidente do Hospital São Domingos, Dr. Hélio Mendes, e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros.
De acordo com Hélio Mendes, o Hospital São Domingos, além de prestar relevantes serviços de assistência à saúde, também tem como meta, colaborar para a melhoria de vida das pessoas. "Queremos também contribuir com a cidade e a melhoria da mobilidade urbana é uma das formas. A Avenida Jerônimo de Albuquerque tem um intenso fluxo de veículos, onde as pessoas enfrentam engarrafamentos diariamente e isso influencia na qualidade de vida. Então, resolvemos colaborar com a Prefeitura para melhorar o tráfego na via, onde estamos localizados, o que trará também mais segurança e comodidade para os motoristas e pedestres", justifica Hélio Mendes.
As obras na via foram iniciadas no dia 30 de setembro e estão em ritmo acelerado para que sejam entregues o mais rapidamente à população. Os serviços de reordenamento da avenida contribuirão para resolver um dos principais gargalos do trânsito na cidade.
"Estamos acompanhando de perto o andamento dessa obra tão importante para a cidade e que vai contribuir para avançarmos ainda mais no setor da mobilidade urbana, área que temos dado atenção especial com o intuito de solucionarmos gargalos históricos vivenciados por décadas pela população, no trânsito da nossa cidade. Após concluída, teremos uma melhoria significativa na trafegabilidade de veículos e pedestres nessa área", afirmou o prefeito Edivaldo Holanda, ao vistoriar o serviço na sexta-feira, 6 de outubro.
"A realização dessa intervenção, indiscutivelmente, vai trazer uma melhor fluidez ao longo de todo esse corredor de transporte, visto que ele corresponde a uma espinha dorsal do sistema viário da capital, que é a Guajajaras e a Jerônimo de Albuquerque", disse o secretário Canindé Barros, no dia da assinatura do termo de cooperação. Ele disse ainda que essa obra se somará às demais que vêm sendo executadas na cidade para melhorar a mobilidade.
Entenda a obra
Avenida Jerônimo de Albuquerque
Trecho: Rotatória da Cohama até o antigo Roque Santeiro, no Bequimão
Obra: Completo reordenamento viário
- Alargamento da via nos dois sentidos e a criação de dois retornos no local.
- A faixa de pedestre em frente ao Atacadão será retirada e recolocada nas imediações do Hospital São Domingos
- Todo o sistema de sinalização horizontal e vertical na área também passará por reordenamentos.
- Quem vier para o Hospital São Domingos, saindo do Elevado da Cohama, utilizará a alça livre à esquerda que será construída.