Cirurgia Robótica

3 minutos de leitura

Hospital São Domingos realiza cirurgias bariátricas com o uso da robótica em três pacientes

Três primeiros procedimentos com a avançada técnica foram realizados com sucesso; já utilizam também a robótica a Ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 06/11/2020

O Hospital São Domingos já está realizando cirurgia bariátrica com robótica. Os três primeiros procedimentos com a avançada técnica foram realizados nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, pela equipe de Cirurgia Bariátrica do hospital, formada pelos médicos Dr. José Valadão, Dr. Roclides Lima, Dr. Giuliano Campelo e Dr. Christian Lamar com preceptoria do presidente da Sociedade Brasileira de Videocirurgia, Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil), Dr. Carlos Eduardo Domene. 

Avanço

Para o coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos, Dr. Roclides Lima, o uso da robótica na realização da cirurgia bariátrica é mais um avanço e um significativo serviço oferecido pelo hospital devido aos muitos benefícios que proporciona para pacientes e médicos. O hospital utiliza o robô Da Vinci Xi, a mais avançada versão do mercado mundial atualmente.  “Cumprimos o primeiro ciclo de cirurgia bariátrica robótica no hospital com sucesso. É mais um serviço que o São Domingos oferece aos pacientes e um avanço para a Medicina do Maranhão em cirurgia minimamente invasiva. Nossa meta é ampliar cada vez mais o número de especialidades adotando a cirurgia robótica, beneficiando todas as pessoas que precisam de tratamento eficiente e minimamente invasivo”, afirmou o médico. Atualmente, utilizam também a robótica as especialidades: Ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral. 

Rápida recuperação

  De acordo com Dr. Giuliano Campelo, com a cirurgia robótica, o paciente tem uma recuperação muito mais rápida. “Já temos o serviço de excelência com a cirurgia laparoscópica, que permite também uma rápida evolução ao paciente e alta precoce, e com a cirurgia robótica, a gente consegue acelerar ainda mais essa recuperação. Para destacar alguns dos benefícios da cirurgia robótica, a primeira paciente operada no sábado, às 8h, já estava se alimentando às 18h, e no dia seguinte teve alta médica, com uma excelente evolução”, detalhou o cirurgião do aparelho digestivo e bariátrico.  

O cirurgião explicou que a cirurgia bariátrica robótica pode ser aplicada em qualquer paciente, mas alguns têm mais benefícios com essa técnica, por isso, é realizada previamente uma ampla avaliação individualizada de cada paciente.  “Os pacientes muito obesos, com IMC muito alto e que precisam perder entre 45 e 50 quilos; aqueles que já fizeram outras cirurgias abdominais e têm risco maior de aderência e os pacientes metabólicos, ou seja, que têm grande quantidade de gordura visceral são muito beneficiados com a robótica”, explica Dr. Giuliano Campelo. 

Precisão

Ele explica ainda que com a robótica, o cirurgião tem mais possibilidades de atuar com muito mais precisão, pois com um pequeno movimento de punho, consegue articular só a ponta da pinça na barriga do paciente, alcançando áreas mais densas de gordura, através de pequenos cortes, reduzindo o risco de lesões e sangramentos . “Com a robótica, temos melhor amplitude da nossa visão e dos movimentos, pois é o robô que reproduz o movimento que executamos no console”, complementa Dr. Giuliano Campelo. 

Equipe certificada

O Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital São Domingos, coordenado por Dr. José Valadão, conta com médicos, anestesistas e enfermeiros certificados em Cirurgia Robótica. “Passamos um ano nos preparando, fazendo cursos, acompanhando procedimentos com especialistas, participando de congressos e agora estamos prontos para proporcionar os muitos benefícios da cirurgia robótica aos nossos pacientes”, conclui Dr. Giuliano Campelo. 

 Benefícios da cirurgia robótica para o paciente: 

- Precisão de movimentos 

- Menores incisões e melhor qualidade na análise dos tecidos 

- Menor tempo de internação hospitalar 

- Alto nível de segurança 

- Menos dor, sangramento e desconforto no pós-operatório 

- Menor risco de infecção 

- Menor índice de complicações pós-cirúrgicas 

- Recuperação mais rápida

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos