Radioterapia

3 minutos de leitura

Hospital São Domingos realiza a primeira Radiocirurgia Extra-Craniana do Maranhão

SBRT marca a consolidação da Oncologia do Hospital São Domingos
ESD
Equipe São Domingos - Equipe São Domingos Atualizado em 18/06/2018

O Hospital São Domingos (HSD) concluiu, nesta semana, o primeiro procedimento de Radiocirurgia Extra-Craniana (SBRT) no Maranhão. A técnica foi realizada pela primeira vez no estado e teve como objetivo tratar uma lesão na parte anterior da coluna de um paciente. O procedimento foi muito bem sucedido, transcorreu de forma bastante tranquila e o paciente está sem nenhum sintoma.

Segundo o coordenador do Serviço de Radioterapia do HSD, Dr. Flávio Napoleão, a SBRT marca a consolidação da Oncologia do Hospital São Domingos, que, hoje, oferece efetivamente à população todas as opções de tratamento contra o câncer.

“Com a efetivação da SBRT, temos, agora, um serviço completo e integrado em Oncologia. Nossos pacientes contam com todas as opções de tratamento oncológicos e isso é um avanço, não somente para o hospital, mas para São Luís e toda a Região Nordeste”, afirmou.

O radioterapeuta informou que o caso foi amplamente discutido por toda a equipe de Oncologia (Oncologistas Clínicos, Cirurgiões e Radioterapeutas) do HSD e a SBRT foi a melhor opção entre todos os possíveis tratamentos oferecidos pelo Hospital para o paciente. “A Radiocirurgia foi escolhida por diversos fatores. Entre eles, pelo poder resolutivo extremamente alto, pela baixa morbidade e pelo tempo total do tratamento com o paciente podendo manter a sua vida normal. O procedimento foi realizado em três sessões e ele saiu sem sintoma algum e o melhor: não precisou viajar, ficar longe da família, pois fez tudo aqui mesmo em São Luís”, completou Flávio Napoleão.

Caso não fizesse esse procedimento,  outra alternativa do paciente seria fazer uma cirurgia bem mais complexa, com maiores riscos e que demandaria o afastamento da sua vida normal por um período prolongado. Caso optasse por não tratar esta lesão, esta poderia evoluir, provocando problemas bem maiores.

Eficiência

Dr. Flávio Napoleão afirma que, além da alta segurança, a SBRT promove um tratamento preciso, eficiente e com taxas de controle em torno de 90% da região tratada. “A Radiocirurgia é tão eficiente e se enquadra nos mais diferentes protocolos de tratamentos, que é possível, nos casos de lesão única metastática, como foi o do paciente, fazer o tratamento em uma única sessão. A SBRT permite o controle da lesão de tal forma que se não houver mais nenhuma outra lesão em outros órgãos, podemos considerar, de certa forma, o paciente   curado”, afirmou o médico.

“Foi um grande e importante passo que demos com a realização desse procedimento aqui no Hospital, pois estamos com apenas dois meses de funcionamento da Radioterapia. Já realizávamos a IMRT [Radioterapia de Intensidade Modulada] e a Radiocirurgia Craniana, que antes não existia no Estado e demandava o deslocamento para capitais próximas, como Teresina e Belém, ou outros centros de referência", completou o radioterapeuta.

Apesar desses procedimentos servirem como base para a realização do SBRT, o mérito que o Hospital São Domingos e o Setor de Radioterapia têm está no fato de que a SBRT é um tipo de Radiocirurgia muito mais complexa e que exige equipamentos muito mais precisos. Para isto, são utilizados equipamentos de imobilização e de monitoração dinâmica do posicionamento do paciente que permitem verificar de forma contínua o posicionamento real do alvo do tratamento e promover correções milimétricas durante todo o procedimento. Desta forma, é possível utilizar margens de segurança extremamente precisas, da ordem de 2 a 3 milímetros e por este motivo a SBRT é realizada por poucos serviços no país.

"Estamos muito satisfeitos com a estrutura oferecida e com a velocidade com que estamos avançando. O próximo passo será a implantação da braquiterapia tridimensional para tumores ginecológicos e da próstata prevista para o próximo mês”, detalha Dr. Flávio Napoleão.

Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos
Escrito por
ESD

Equipe São Domingos

Equipe São Domingos