Os avanços da Cirurgia Robótica, agora, estão beneficiando também as pacientes da Ginecologia do Hospital São Domingos. Nesta terça-feira,18, foi realizado o primeiro procedimento com o uso do robô cirúrgico Da Vinci Xi, a versão mais avançada desta tecnologia.
A estreia da Ginecologia do HSD na cirurgia robótica foi marcada por procedimento para tratar uma endometriose profunda em uma paciente de 27 anos de idade. A endometriose é uma doença que surge, geralmente, na idade reprodutiva da mulher, entre 20 e 40 anos, e pode comprometer a fertilidade da mulher, além de causar dores.
A cirurgia foi realizada com êxito pelos cirurgiões ginecológicos da equipe do São Domingos Dr. Alisson Chianca, Dr. João Nogueira e Dr. Victor Hugo com a assessoria de Dr. Thiers Soares, médico do Rio de Janeiro.
Durante esta semana, também serão realizadas no Hospital São Domingos outras cirurgias de endometriose e histerectomia utilizando a plataforma robótica.
Nova era
Para Dr. Alisson Chianca, esses procedimentos marcam uma nova era da cirurgia ginecológica no Hospital São Domingos e no Maranhão, a da cirurgia robótica. “Estamos vivendo uma nova era em cirurgias ginecológicas com a inclusão da robótica, oferecendo às nossas pacientes essa técnica, que é minimamente invasiva e avançada para o tratamento de doenças”, afirma o médico.
Benefícios
O ginecologista informa que o tratamento com essa nova tecnologia oferece muitos benefícios para as pacientes, como menor grau de dor no pós operatório em relação a outras técnicas, pequenas incisões em vez de cortes, maior precisão dos movimentos e maior assertividade dos cirurgiões. Ele diz ainda que a plataforma robótica é bem superior à laparoscopia, que também tem muitas vantagens.
“No caso da cirurgia para tratamento de endometriose, a robótica é bem mais superior, pois existe uma região na pélvis em que o acesso é muito difícil. Com a laparoscopia a gente até consegue acessá-la, coisa que na cirurgia convencional é praticamente impossível, e com a cirurgia robótica, o acesso é altamente facilitado e temos também ampliação das imagens e os instrumentos do robô, comandados por nós, que permitem a firmeza de movimentos para fazermos a cirurgia mais perfeita possível”, detalha o cirurgião.
Uso da robótica
A cirurgia robótica pode ser utilizada para o tratamento de várias doenças femininas, entre elas, a endometriose, miomectomia (retirada de miomas), histerectomia, procedimentos de fixação de cúpula vaginal de pacientes com prolapso e outras.
“Essa técnica é um grande avanço e permite ao cirurgião ir bem mais além da experiência que já tem em procedimentos o que é muito bom para as pacientes, que agora podem tratar doenças de uma forma ainda mais minimamente invasiva e segura”, pontua Dr. Alisson Chianca.
A cirurgia robótica já é aplicada também pelo Hospital São Domingos em outras especialidades, como Urologia e Cirurgia Geral e, em breve, serão incluídas outras áreas.